Secretaria de Educação conclui curso Diálogos sobre o apoio escolar no processo inclusivo

Professores, estagiários, gestores e coordenadores que atuam com estudantes com deficiência participaram na tarde da quinta-feira (08) do encerramento da I Edição do Curso “Diálogos sobre o apoio escolar no processo inclusivo (DAEPI)” de 2022. O evento ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e contou com a participação da secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Capistrano e das representantes do Departamento de Ensino Fundamental e Setor de Educação Especial da SME-Natal.

De acordo com a chefe do Setor de Educação Especial, Priscilla Ferreira Ramos Dantas, o objetivo do curso foi oferecer subsídios teóricos enfatizando a importância do espaço colaborativo nas instituições educativas da rede, apresentando temáticas abordadas que buscaram por meio de vários pontos de vista aproximar teoria e prática. “O curso foi pensado com muito compromisso pela equipe pedagógica. Dividido em módulos no qual a partir das próprias experiências e expectativas passadas pelos profissionais, foi feito um levantamento junto de qual seria a necessidade formativa e contou com o pacto da equipe e dos parceiros”, disse.

Ainda segundo as informações do Setor de Educação Especial, a educação na perspectiva inclusiva dos estudantes público da educação especial tem desafiado as unidades de ensino da rede a repensarem suas práticas pedagógicas e construírem novos caminhos para o ensino colaborativo capaz de propiciar um ambiente favorável à aprendizagem e desenvolvimento das potencialidades das crianças e estudantes. Nesse sentido, o Setor de Educação Especial identificou a necessidade de capacitar gestores, coordenadores, professores e estagiários, visando favorecer as intervenções pedagógicas na perspectiva inclusiva junto às crianças e estudantes das instituições educativas do município de Natal.

O curso teve o intuito de fornecer subsídios na área de educação inclusiva aos profissionais atuantes em escolas. No decorrer das atividades, foram abordadas as temáticas de “Apoio escolar no processo inclusivo da rede municipal de ensino de Natal”, “A criança estudante e suas especificidades no contexto escolar”, “O papel da mediação no processo de aprendizagem”,  “Desenvolvimento do estudante com deficiência”,  “A criança estudante com deficiência física e suas especificidades no contexto escolar”, “A criança estudante com deficiência visual e suas especificidades no contexto escolar” e “Cuidados relativos às necessidades das crianças estudantes”.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Capristano, parabenizou os concluintes. “É motivo de celebrar aos exitosos e concluintes do curso”, disse. E acrescentou: “Quero aproveitar também para parabenizar a equipe de organização do Setor de Educação Especial, que percebendo essa demanda, provocada pelo dia a dia das unidades de Educação Infantil e das escolas, agiu, pensou, planejou, organizou e deu conta de forma muito brilhante dos trabalhos e conteúdo do curso”.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa Costa de Queiroz, destacou o papel do estagiário. “Esse profissional em formação que quando vai para o campo de estágio, não vai só para aprender, ele vai exatamente para provocar esse movimento dentro da escola, porque vocês estão na formação inicial e ao mesmo tempo no lugar da prática e essa carga de experiência se leva para a vida acadêmica e para a vida profissional”, enfatizou.

A estagiária do CMEI Cléa Bezerra de Melo, Mayara Chanmari Rodrigues Bezerra, citou a experiência do curso. “Me fez desenvolver muitos conhecimentos, aprender tanto na teoria como na prática. Muitas orientações que vi aqui consegui desenvolver na escola e com o pessoal do meu trabalho e também compartilhei muitas experiências educativas”, concluiu.