A capital potiguar dá mais um passo em direção à inclusão nesta terça-feira, 8 de abril, com o lançamento do “Busão da Inclusão”, às 10h, em frente à sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), localizada na Ribeira. A ação é promovida pela Prefeitura do Natal, por meio da STTU, com o apoio do Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal) e do Mandato Cidadão do vereador Daniel Santiago.

Na ocasião, também será lançado o selo “Autista a Bordo” previsto na lei 047/2024 que tem por objetivo identificar os automóveis que transportam pessoas com transtorno do espectro autista - TEA no Município de Natal/RN, bem como conscientizar a sociedade civil na forma de agir em determinadas situações de risco que possam envolver os respectivos veículos". 

A iniciativa faz parte da campanha “Vamos Abraçar o Autismo”, que neste Abril Azul de 2025 traz o lema “É lindo ser amigo”. A proposta visa ampliar o conhecimento da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover empatia e respeito às famílias atípicas que utilizam o transporte coletivo da cidade. 

Ao todo, mais de 300 ônibus serão adesivados externamente com mensagens de conscientização e 400 veículos receberão cartazes informativos em seu interior. Equipes da Prefeitura e do Mandato Cidadão realizarão panfletagens com materiais educativos e promoverão palestras itinerantes dentro dos próprios ônibus, abordando aspectos do TEA e formas de tornar o convívio mais respeitoso e acolhedor.

A campanha é tida como uma resposta direta às situações de desrespeito e preconceito infelizmente enfrentadas por pessoas autistas e seus familiares no transporte público, uma vez que crises sensoriais são confundidas com má educação ou birra. Diante disso, a necessidade de informar para mudar a atitude das pessoas. Nesse contexto, a STTU também realizará blitzen pela cidade.

O evento integra a programação do Abril Azul na cidade, com diversas ações voltadas à conscientização sobre o autismo, realizadas ao longo de todo o mês por diferentes instituições públicas, entidades da sociedade civil e coletivos de famílias atípicas. Mais informações sobre a programação geral podem ser consultadas nas redes sociais da Prefeitura do Natal.