XII Marco reúne projetos de destaque nas escolas do Município

Mais de 52 escolas inscritas; 13 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e uma quantidade superior a oito mil alunos inscritos em suas múltiplas atividades. Estes são apenas alguns números da XII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco), aberta na manhã desta segunda-feira, 26 pela prefeita Micarla de Sousa e pelo secretário de Educação Edivan Martins e realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

A X II MARCO prossegue até o próximo dia 30 e se realiza em paralelo à 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e à XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec), que terá também a participação dos alunos do município.

Como o próprio nome diz, trata-se de uma mostra de parte do que as escolas da rede municipal produzem de mais interessante no seu dia-a-dia. É a principal vitrine da rede escolar municipal. Nos mais de 30 stands os visitantes podem conhecer de perto projetos de sucesso como o Tocando e Cantando Poesia, do professor Edson Moura, da Escola Municipal Laércio Fernandes, que fará uma apresentação à tarde.

A atenção dos visitantes neste primeiro dia também se voltou para o stand do Cmei Francisca Célia Martins de Sousa, que conta com dois robôs ecológicos. O maior, feito pelos professores, foi confeccionado com material como latas de leite e placas de computador. Ele funciona como uma estante, comporta uma TV e nela os alunos podem assistir em DVD às próprias atividades que realizam durante o ano.

O outro robô, Coletor, constituído principalmente por tampas de garrafa pet, propicia na prática uma oportunidade para os alunos exercerem diariamente as lições sobre coleta seletiva: trata-se de um simpático recipiente para a coleta diária do lixo inorgânico produzido pela comunidade escolar. "Os robôs são um atrativo à parte no CMEI e uma ótima oportunidade para trabalharmos a questão da reciclagem com nossos alunos", disse professora Maria de Fátima Penha.

Diversidade

No stand da Escola Municipal Maria Madalena, os visitantes se depararam com a Casa MADA, erguida com garrafas pet. Por ela passaram as alunas Williane Stéfanie e Lorena Noeli, que brincaram no espaço. Outro projeto de destaque é o Justiça e Escola, demonstrando em alguns stands. Quem visitar o espaço da Escola Profa. Vera Lúcia Soares Barros, no Parque das Dunas, vai se deparar com a contação de estórias feita pelas crianças.

Tudo isso está sendo registrado pelos alunos-repórteres que estão no local diariamente produzindo conteúdo para o Jornal e a Rádio MARCO. A Rádio está no ar em tempo integral e os boletins jornalísticos irão circular ao fim de cada dia.

A presidente da comissão organizadora da XII MARCO, professora Kátia Maria Pereira, fala sobre a importância deste evento: "É uma oportunidade para nós socializarmos as experiências pedagógicas que são realizadas dentro de sala de aula. É também um processo de aprendizagem", disse.

De fato. A MARCO é definida como um espaço de socialização e divulgação dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas instituições de ensino, construídos a partir dos conteúdos curriculares e das experiências realizadas no cotidiano da sala de aula, além das atividades que ocorrem no contraturno, tendo como norte as discussões iniciadas durante a Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal (JENAT).

NÚMEROS DA MARCO:
- A Marco vai expor atividades de 82 unidades de ensino do município
- 52 Escolas do Ensino Fundamental
- 13 Centros Municipais de Educação Infantil
- 8.850 alunos inscritos
- 1.918 inscritos na SBPC Jovem

- 550 na 1ª Olimpiada Potiguar de Ciência e tecnologia

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO INSCRITAS
Estande – 36
Participação Infanto – Juvenil – 10
Palco – 39
Oficina – 20