Natal inicia vacinação contra Covid-19 com o imunizante bivalente Pfizer

Foto: Alex Régis/ Secom

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal inicia nesta segunda-feira (27), a vacinação de reforço  contra a Covid -19, com o imunizante Pfizer bivalente. A vacinação segue as prioridades que são elencadas por fases, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). O grupo da primeira fase é formado por idosos a partir de 70 anos; pessoas de Instituições de Longa Permanência (ILPs); Residência Inclusiva (RI); trabalhadores destas instituições; e imunossuprimidos a partir de 12 anos.  As outras fases prioritárias serão divulgadas posteriormente.

Para tomar a vacina o usuário precisa ter concluído no mínimo o esquema básico D1 e D2,  podendo ser para um público a partir de 12 anos de idade. Poderá ser aplicada quatro meses após a última dose.

Os locais para a vacinação continuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 15h. Já os pontos extras do Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, de segunda-feira a sábado, no horário das 14h às 20h.

As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema vacinal encerrado. Assim como, os idosos e imunossuprimidos que já receberam a terceira dose de reforço (D5), também terão seus esquemas encerrados após a dose com a Pfizer bivalente.

Para as pessoas fora do grupo de prioridade da Pfizer bivalente, enquanto não chega a vez, permanecerá a vacinação já utilizada para reforços da Oxford e Pfizer monovalente.  Para todos os reforços, o intervalo  permanece o mesmo de quatro meses da última dose.