Os pais de crianças na faixa etária entre 3 a 5 anos têm procurado as Unidades Básicas de Saúde de Natal e pontos de vacinação contra a Covid-19, como o ginásio Nélio Dias,  na Zona Norte da capital potiguar. A vacinação teve início na última segunda-feira (18).

No Nélio Dias, a mãe de Henrique Rafael, 3 anos, Maria Clara disse que tem muita confiança na vacina. “Fiquei aliviada porque confio muito na vacina. Ainda que não proteja 100% sei que, caso ele pegue a Covid, vai fazer com que a doença seja mais branda”, comentou.

Já a dona de casa Sandra Rocha, mãe Maria Cecília, 3 anos, revela que além de proteger sua filha, com a imunização ela também está protegendo toda a família. Ela vai para a creche e tem contato com outras crianças e pessoas. No início até tentei colocar máscara nela, mas não dura muito tempo. Então, vacinada ela está protegida e também não leva a doença para casa”, explicou.

No ginásio da Zona Norte de Natal, cerca de seis crianças se vacinaram na manhã desta terça-feira (18), na faixa etária de 3 a 5 anos. “A movimentação nessa faixa de idade vai aumentar. Ainda tem muita gente que não sabe que pode vacinar. Foi assim no público de 5 a 11 anos”, relembrou.

No bairro das Rocas, a enfermeira Alana Assunção confirmou que a Unidade recebeu as doses da Coronavac, vacina recomendada para crianças na faixa etária de imunização iniciada na última segunda-feira (18). Ela fala que o local está trabalhando para estimular uma adesão cada vez maior do público não apenas em relação à vacinação contra Covid-19, mas também contra sarampo e gripe (influenza).

“A gente gostaria de alertar aos pais da importância da vacinação nessa faixa etária. Nós passamos por uma pandemia, ficamos um bom tempo em reclusão nas nossas casas, então nós precisamos estar fortalecidos e fortalecer nosso sistema imunológico para essa doença. Traga os seus filhos, os pais têm responsabilidade em relação à decisão de trazer os filhos e nós esperamos que todos tragam seus filhos para serem vacinados em qualquer UBS do município de Natal”, convocou a profissional de saúde.

O imunizante está disponível nas unidades básicas de saúde do município e nas salas de vacinação dos pontos extras. É necessário que os responsáveis levem cartão de vacina e documento com foto. O esquema vacinal será composto por duas doses para esse público, sendo a D2 ministrada com 28 dias de intervalo.