Natal faz adesão à Aliança para Ação Climática Brasil durante 2º Encontro ICLEI NE


Natal faz adesão à Aliança para Ação Climática Brasil durante 2º Encontro ICLEI NE
Foto: Ana Lúcia Araújo/Semurb

Natal aderiu à “Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil)”, durante a solenidade de abertura do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, na noite dessa quarta-feira (12), no Hotel Barreira Roxa. O compromisso foi assinado pelo titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, que na oportunidade representou o prefeito da cidade Álvaro Dias, pelo Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e ainda, pelo presidente do Conselho Diretor do ICLEI, Pedro Jacobi, como testemunha do ato solene.

A assinatura marca o compromisso da cidade a fazer parte das coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas, e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris (2015). Em sua estratégia para 2023, a ACA Brasil trabalhará com o tema central de “Transparência”. Na coordenação, cinco instituições se uniram no âmbito subnacional para secretariar a implementação da Aliança: WWF Brasil; ICLEI América do Sul; Instituto Clima e Sociedade; CDP Latin America e Centro Brasil no Clima.

A adesão foi o primeiro ato oficial do Encontro potiguar que segue até o dia 15 de abril com o tema “Cidades, Clima e Natureza”. Thiago Mesquita, como anfitrião, deu as boas vindas aos convidados e aproveitou para destacar algumas ações importantes que Natal vem implementando no enfrentamento às mudanças climáticas. 

Segundo ele, a cidade vem mostrando cada vez mais seu compromisso com a sustentabilidade e a Aliança ACA Brasil reitera isso.Entre elas estão a regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), que há 28 anos esperavam por esse processo; o Plano de Manejo do Parque da Cidade, que traz a garantia do zoneamento da unidade de conservação municipal e suas zonas de amortecimento, que apesar de estarem fora do parque tem seu uso e ocupação regidos pelo plano. E ainda, a sanção do novo Plano Diretor de Natal, que completou um ano e trouxe como uma das grandes novidades a inclusão do Plano Municipal das Mudanças Climáticas. “O que talvez faça de Natal um dos Municípios pioneiros a aderir a essa política dentro da sua principal legislação urbana”, destaca.

A noite também contou com um jantar de boas-vindas para os secretários e secretárias de meio ambiente, prefeitos e outros representantes de governos locais associados ao ICLEI, uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável em mais de 130 países. E que no Nordeste do Brasil, atua com  21 associados, dentre os quais dois Governos Estaduais (Bahia, Pernambuco), oito capitais, dez cidades e o Complexo de Suape.

O secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, agradeceu a receptividade da capital potiguar, cumprimentou aos presentes e destacou que o momento será de muita troca de experiência, debates e reflexão em torno do enfrentamento à crise climática. A ideia, segundo ele, é que durante o evento técnico que começa nesta quinta (13) e vai até o sábado (15), que os “gestores possam tirar uma mensagem poderosa, que vai influenciar de fato as políticas públicas de desenvolvimento urbano sustentável”, ressalta.

Quem também compôs a mesa diretiva do evento, foi o CEO e fundador da Recicla RN, Etelvino Patrício, umas das empresas potiguares parceiras do Encontro Regional. Ele falou sobre a importância de se voltar o olhar para a reciclagem como motor da economia e da geração de emprego e renda. “Com ela fazemos com que haja a retirada de materiais que iriam para o aterro sanitário e os trazemos de volta para cadeia produtiva. Isso faz com que a economia gire, tenhamos emprego e renda”, disse.

Programação

Mais cedo durante a tarde da quarta (12), aconteceu o Encontro Regional Nordeste do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Promovido como ação prévia do 2º Encontro Regional ICLEI , a sessão de atividades teve como objetivo contribuir para inspirar e trazer insumos às gestões das capitais brasileiras por meio da discussão de encaminhamentos regionais a serem endereçados ao novo Governo Federal.

A programação do ICLEI Nordestino segue nesta quinta- feira (13). no auditório da STTU, com duas mesas-redondas. A primeira, às 9h sobre a mesma temática do evento “Cidades, Clima e Natureza”. E em seguida, às 10h30, sobre “Áreas Protegidas: para além da conservação da natureza”.

À tarde ocorrem painéis sobre “Soluções para Centros Urbanos: o papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento” e “Mitigação e Adaptação nas Cidades Nordestinas”. E segue, pela na abertura da I Conferência Potiguar do Clima (COP Clima), que reunirá no mesmo período na capital potiguar especialistas das quatro universidades públicas do Estado, representantes dos 167 municípios, além de estudantes e ambientalistas para discutir os desafios e possibilidades de mitigação da degradação ambiental, especialmente, vivenciada no semiárido nordestino.

Parceiros

O 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste é realizado pelo ICLEI América do Sul, Prefeitura de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e correalizado pelo Fórum Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), Konrad Adenaur Stiftung e I COP Clima Potiguar.

A iniciativa também conta com a parceria da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2023, do Sebrae-RN, Fecomércio-RN, Marina Badauê, Hotel Holiday Inn Natal, Recicla RN, Iate Clube do Natal, Novo Olhar Sustentabilidade e CREA-RN. São parceiros de mídia a TV Universitária (TVU) e a Universitária FM (FMU).

O apoio institucional é da Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Disclosure Insight Action (CDP) e Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil).

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389