Parque da Cidade recebe alunos do curso de geografia da UFPE

Foto: Gersiana Duarte/Semurb

A equipe de Educação Ambiental do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebeu na tarde de quarta-feira, 28, um grupo de 40 estudantes de licenciatura em geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A visita teve como objetivo conhecer a área onde está instalada a unidade de conservação e sua infraestrutura.

Acompanhado do professor e geógrafo do Parque, Iguatemir de Carvalho, o grupo conheceu os setores administrativos, salas de aulas e a biblioteca do Parque e participou de uma palestra relacionada à Unidade de Conservação, onde foram abordados temas sobre a geomorfologia, formas de relevo e aspectos gerais do parque, como biologia, fauna e flora do local.

"Esta área tem incidência de ecossistema de dunas e vegetação de restinga bastante frágeis, os quais detêm uma importância singular para a cidade de Natal, principalmente por se constituírem fragmentos das Áreas de Proteção Permanente (APP), além da grande importância para a manutenção do aquífero subterrâneo de Natal", destaca Iguatemir.

Após a palestra, os graduandos tiveram a oportunidade de explorar a Torre do Parque, onde funciona o Memorial da Cidade de Natal, e observar aspectos da Zona de Proteção Ambiental-1, região onde está inserida a Unidade de Conservação, além de uma panorâmica da cidade.

As geógrafas e professoras da UFPE, Maria Fernanda Torres e Talitha de Vasconcelos, visionárias por conduzir seus alunos, do Campus de Recife à capital potiguar compartilharam suas motivações.

Talitha conta que essa experiência traz ânimo aos universitários, e oferece a oportunidade de observação da paisagem em contraste com a realidade. “É gratificante sermos recebidos por um geógrafo aqui do parque. Isso faz com que os alunos consigam obter o exemplo de potencial, de que após a formação, eles mesmos podem ser agentes em esfera pública, e atuar na preservação do meio ambiente", explica a professora.

O Parque da Cidade dispõe de uma ampla infraestrutura com trilhas naturais e pavimentadas, estas com pontos de descanso ao longo do percurso, com espaço destinado à caminhada e ciclovia, possibilitando passeios e atividades de lazer contemplativo.

Além disso, dispõe de biblioteca, salas de aula, auditório e outras estruturas que servem de apoio a diversas ações de educação ambiental, que contribuem para o desenvolvimento sustentável, a manutenção da integridade cultural e ambiental do lugar.

Funcionamento do Parque

O Parque da Cidade funciona todos os dias, das 5h às 17h.Para agendar trilhas, entre em contato através do e-mail: agendamentoparquedacidade@gmail.com E para eventos: parquedacidade.eventos@gmail.com

A Visita à Torre / Memorial de Natal está aberta ao público de Quarta a Domingo, das 13h às 17h. Para agendamentos, o e-mail: agendamentotorre4@gmail.com.