Obras complementares para a engorda da praia de Ponta Negra iniciam na segunda-feira

Foto: Joana Lima / Secom

Na próxima segunda-feira (04), uma das principais obras da gestão municipal, a engorda da praia de Ponta Negra, ganhará nova etapa, com o início dos serviços complementares na rede de drenagem de diversas ruas que fazem ligação com a praia da zona Sul. A informação é da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, a construtora Edcon fará os serviços de modernização da rede de drenagem por quadras de ruas, com equipes trabalhando nos três períodos e se deslocando por etapas da Via Costeira (na altura do restaurante Mangai) até o final da avenida Erivan França.

Com a obra iniciando na próxima segunda-feira e com previsão de término em três meses, todos os desvios de trânsito e tráfego de ônibus de turismo serão conduzidos pelo corpo técnico da STTU. "É uma obra fundamental para a engorda, pois dará a proteção para ela e para o enrocamento. Também propiciará uma ampliação de nossos equipamentos e melhorias nos serviços de drenagem de toda aquela área turística da cidade. Com relação ao trânsito, a direção da STTU já manteve contato com os proprietários de hotéis e pousadas e com os operadores de turismo que circulam naquelas ruas, sobre a importância da obra e as mudanças pontuais que faremos nos próximos meses", explicou Carlson Gomes.

Cronograma

A empresa responsável pela obra, juntamente com os técnicos da Prefeitura, definiu que as intervenções se darão em 7 zonas, com previsão de trabalho de duas semanas por zona, e com a entrega dos serviços no mês de maio. "Queremos entregar tudo antes desses prazos, mas como é uma obra complexa, que irá trabalhar em ruas de fluxo intenso de veículos e também em redes de drenagem antigas, definimos esse cronograma para melhor conduzir as equipes e também para não afetar tanto a região", ressaltou o secretário de Infraestrutura.

Carlson Gomes também informou sobre a data para a abertura das propostas das empresas interessadas na obra da engorda da praia de Ponta Negra. "Será no dia 15 de março. Com a vencedora conhecida, vamos cair em campo e iniciar a tão sonhada obra da engorda da praia, que dará novo horizonte e rumo para toda aquela área e o turismo da cidade", reforçou o titular da Seinfra.

Com a finalização da obra, a praia ganhará benefícios como a proteção contra a erosão costeira, a preservação de habitats naturais, a manutenção de áreas recreativas e turísticas, e a proteção de propriedades costeiras contra danos causados por chuvas intensas e outras intempéries.