SMS entrega novos fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde

Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), realizou, nesta quarta-feira (28), a entrega simbólica dos novos fardamentos para os Agente Comunitário de Saúde (ACS) do município. A partir desta quinta-feira (29), cerca de 700 Agentes Comunitários de Saúde começam a receber o novo fardamento, item de fundamental importância para a identificação no seu trabalho diário nas visitas domiciliares.

“O trabalho dos agentes é muito importante nas atividades diárias de educação em saúde junto à população, sendo um importante educador, com capacidade de impactar positivamente em situações que colocam em risco a saúde da população. Quero agradecer de coração a todos os agentes que vêm tendo uma relevância enorme nos resultados que temos alcançado na redução de danos, com aquele olhar que só os agentes têm, por conta da vivência, do dia a dia nas comunidades”, destaca o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

O fardamento entregue é composto por uma bolsa, duas camisas, duas calças e um chapéu de proteção. “Esse material possibilita a padronização e identificação desses profissionais, conferindo uma maior segurança para a população e maior legitimidade aos profissionais, que desenvolvem suas atividades predominantemente nos territórios, realizando o acompanhamento da situação de saúde da população por meio das visitas domiciliares”, comenta Tallita Mayara Cavalcante, coordenadora da Estratégia Saúde da Família Da SMS Natal.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais que compõem as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), tendo um papel importante na promoção da qualidade de vida das pessoas, se destacando na capacidade de realizar a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade do seu território.