Remo em Natal ganha impulso com entrega de seis novos barcos pela Prefeitura Municipal

Foto: Joana Lima / Redação: Secom

A tarde desta sexta-feira (1) marcou um momento para o remo em Natal, com a entrega de seis novos barcos pela Prefeitura Municipal. Em uma cerimônia realizada na Ribeira, foram apresentadas as novas embarcações, um investimento de R$264 mil, que visa impulsionar a prática do esporte na cidade.

Os recursos para a aquisição dos barcos provêm de uma emenda parlamentar, liderada pelo deputado federal General Girão, com a contrapartida da Prefeitura de Natal. Essa iniciativa reflete o compromisso com o desenvolvimento do remo de alto rendimento na região, visando aprimorar tanto o desempenho técnico quanto físico dos atletas locais para competições futuras.

Os seis novos barcos serão gerenciados pela Federação Norte Rio Grandense do Remo, por meio de um termo de convênio assinado com a Prefeitura. Esses equipamentos estarão disponíveis para uso pelos três principais clubes de remo da cidade: Sport Club de Natal, Centro Náutico Potengi e Clube de Regatas da União.

O prefeito Álvaro Dias expressou sua satisfação com o investimento na área esportiva, ressaltando a importância do esforço físico para a qualidade de vida das pessoas. Ele relembrou sua própria experiência no esporte e destacou a gratidão pela oportunidade de promover melhorias no esporte em Natal. "É sempre bom, é sempre saudável quando a Prefeitura faz o investimento na área de esportes. Seja na construção de quadras, na recuperação e revitalização, seja para adquirir material esportivo, como é o fato que estamos fazendo agora com a aquisição dessas violas e esquivos para dinamizar o esporte a remo na cidade Natal”, disse o prefeito, relembrando que remou no Sport e no Náutico na Ribeira nos anos 80.

Durante a cerimônia, o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Rafael Motta, destacou a importância desses investimentos para a juventude e relembrou a história de sucesso do remo potiguar, que já teve reconhecimento internacional. "O nosso remo é um celeiro de campeões. Marcamos história nos anos 50, quando cinco potiguares saíram daqui do estado do Rio Grande do Norte e terminaram no Rio de Janeiro, sendo reconhecidos até pela BBC de Londres como o maior feito na ótica da história no mundo daquele ano. Este é um momento de reconhecimento, agradecimento e parabéns para todos os envolvidos", afirmou o Secretário.

“Eu fico muito feliz de saber que a gente pode atender a esse pedido, que foi trazido por meio do Tenente Domingos Guará, para fazer com que essa garotada aqui continue mantendo essa tradição”, disse o deputado federal General Girão.

Ana Beatriz Rocha, atleta de remo, compartilhou sua experiência, ressaltando a importância dos novos equipamentos para o desenvolvimento da modalidade. "Desde que eu entrei no remo, os materiais sempre foram muito precários. A gente sempre treinou com barcos antigos, quebrados e super pesados. Mas mesmo com as dificuldades, nós sempre conseguimos nos reerguer e seguimos ganhando medalhas nacionais. E assim, em 2021, fui convocada para a Seleção Brasileira e fui a primeira menina do Rio Grande do Norte a ser convocada para a Seleção. Posteriormente a isso, mais três atletas foram convocados para a Seleção Brasileira consecutivamente. Então, é muito importante que a gente consiga perpetuar essa cultura de alto rendimento do nosso esporte", disse Ana Beatriz.

Com a entrega desses novos barcos, a expectativa é que o remo em Natal alcance novos patamares de excelência, preparando ainda mais atletas para competições nacionais e internacionais, e fortalecendo a tradição de sucesso do esporte na região.