Programa Participa Natal ultrapassa quatro mil atendimentos na comunidade da Redinha

Foto: Joana Lima / Secom

A população natalense nunca esteve tão próxima e assistida por uma gestão municipal como agora. Prova disso, é o programa Participa Natal que a cada edição aumenta o número de comunidades beneficiadas. Neste sábado (02), em sua terceira edição de 2024, que contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, foram atendidas 4,5 mil pessoas, das 08h às 12h30, na Escola Municipal Professora Noilde Ramalho, localizada à Rua Manoel Caetano, 835, na Redinha, Zona Norte da cidade. Foram mais de 100 serviços oferecidos pelas secretarias municipais e as empresas e instituições parceiras.

“É uma alegria muito grande estar aqui com o Participa Natal trazendo esses serviços à comunidade da Redinha, com todos esses secretários competentes que conduzem a administração da prefeitura ao nosso lado, como o programa de Habitação e Regularização Fundiária, que nós já vamos atingindo mais de sete mil residências regularizadas em Natal, através desse que é um dos programas mais importantes da nossa gestão. É dessa forma que vamos continuar trabalhando, dentro da filosofia de construir uma cidade para as pessoas, promovendo serviços e atendimentos da melhor qualidade que a população natalense merece”, disse o prefeito.

“Os serviços da Semtas que mais se destacam é o Cadastro Único dada a importância que congrega vários programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo. Paralelo a isso, nós tivemos muita procura por orientações e informações na área da criança e adolescente, como o combate ao trabalho infantil, que todos nós sabemos que é crime, além de benefícios ligados ao artesanato, como a carteira do artesão e a importância do empreendedorismo e da geração de emprego e renda para nossa população”, revela a secretária adjunta da Semtas, Maria José de Medeiros.

Já na área da saúde, entre os serviços oferecidos à comunidade da Redinha estão incluídos atendimento médico, Exames de Mamografia, atendimento odontológico, orientação de higienização bucal, Teste de visão e manutenção de óculos, Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Vacinação, Avaliação de IMC, Orientações sobre métodos contraceptivos e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

O aposentado José Francisco de Oliveira, 68 anos, morador da Redinha há 40 anos, fez questão de ir com o filho e a cunhada para fazer o teste de glicemia e a aferição da pressão arterial. “É claro que é importante manter nossa saúde sempre em dia. E quando temos uma oportunidade como essa, próximo de casa, melhor ainda. Não só fiz questão de vir como ainda trouxe meu filho e cunhada para fazer o teste também”, disse satisfeito.

A dona de casa Adriana Rosário de Lima levou os filhos de 3, 5 e 7 anos para atendimento de saúde e corte de cabelo. "Essa ação da prefeitura é muito importante, principalmente, para pessoas como eu que não tem condições de pegar ônibus todos os dias. Tenho 3 filhos e aqui, com tantos serviços oferecidos, fica mais fácil pra mim e a minha família ", revela.

Assim como em todas as edições anteriores, a deste sábado (02) também contou com o apoio das Instituições e Empresas Parceiras como: Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, INSS, Instituto Atena, CDL Natal, Drogaria Santa Fé, Projeto Odonto Levando Sorriso, Escola de Enfermagem Menino Jesus, COSERN, CAERN, UNI-RN, UNP, Natal Óticas, ABAPED, Instituto Mix, Exército Brasileiro, Junta Militar, NuBus (NatalCard) e Banco do Brasil.

Secretarias Municipais participantes: Governo - SMG, Planejamento - SEMPLA, Comunicação Social – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Educação – SME, Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.