Acolhimento Institucional no cuidado em saúde mental é tema de capacitação em Natal


Acolhimento Institucional no cuidado em saúde mental é tema de capacitação em Natal
Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Atenção Especializada (DAE), em conjunto com Setor de Educação Permanente em Saúde e Articulação Ensino-serviço (SEPAES) do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), iniciou o projeto “Acolhimento Institucional: formação e desenvolvimento das(os) trabalhadoras(es) de saúde com foco no cuidado em saúde mental”, visando acolher os trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município com ênfase na Política Nacional de Saúde Mental.


O coordenador municipal de Saúde Mental do município, Luís Fernando Pires dos Santos, destaca a importância da ação para fortalecer um trabalho de conhecimento coletivo no cuidado em saúde mental em liberdade. “Queremos começar, a partir desse encontro, uma estratégia de trabalho continuada no nosso território, sempre melhorando a estrutura da rede. A intenção é que os profissionais saiam desse encontro com a ideia de acolher melhor, entender melhor o fluxo de referência e contrarreferência e, por isso, precisamos que as pessoas conheçam nossos serviços”.


Para Flavyanna Kallynny Soares de Souza, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), a temática é muito importante para ser discutida com os profissionais da rede, principalmente para tirar estigmas sobre cuidado em saúde mental. “Muitas vezes quando vamos fazer o processo de lotações e falamos que a vaga será em algum dos serviços de saúde mental ouvimos negativas, e hoje poder observar tantos profissionais se capacitando, se aprimorando me deixa muito feliz, pois precisamos trabalhar saúde mental, precisamos estar prontos, não só no âmbito da saúde, mas também na nossa vida para receber desde pacientes até mesmo nossos familiares que estejam passando por esses sofrimentos psíquicos”, comenta.


O projeto Acolhimento Institucional visa promover espaços de socialização, compreensão do funcionamento da secretaria de saúde e da política de saúde mental e cuidado psicossocial em Natal para os profissionais de saúde do município que irão atuar na rede psicossocial. “A ideia do projeto é apresenta um pouco da rede, pois existem muitos profissionais do município que não estavam atuando diretamente nos serviços de saúde mental, mas que em algum momento precisam ter conhecimento desse fluxo, então esse evento tem o intuito de acolher esses profissionais sobre essa temática”, comenta Renata Fonseca Sousa de Oliveira, sanitarista e chefe do núcleo de Educação Permanente da SMS Natal


O primeiro momento foi aberto para todos os profissionais da rede, e abordou temas como: história da loucura e reforma psiquiátrica; Política Nacional de Humanização (PNH), acolhimento/escuta qualificada; enfrentamento à psicofobia, organograma de funcionamento da secretaria de saúde e o fluxo institucional; além da apresentação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Natal. “Para o segundo encontro, vamos contar com atividades mais direcionadas, e nas próximas edições o público-alvo será os profissionais recém-chegados lotados em serviços de referência da rede psicossocial”, explica Renata.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389