SEMPLA promove treinamento para servidores

A Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) está promovendo um treinamento para os secretários municipais e servidores das áreas financeira e contábil da prefeitura de Natal sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público que será exigida a partir do exercício de 2012 para Estados e União, e a partir de 2013 municípios.

O treinamento acontece amanhã (16/09) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves (Cemure) das 08h às 18h e contará com a presença do coordenador geral de contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Paulo Henrique Feijó, que irá ministrar palestra com o tema “Ambiente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público: a busca da Contabilidade Patrimonial”.

No evento o auditor de contas públicas do Tribunal de Contas de Pernambuco, João Eudes Bezerra Filho, irá fazer a apresentação e promover uma discussão sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e Novos Demonstrativos Contábeis publicados pela portaria STN n 751/09.

O treinamento tem como objetivo sensibilizar e debater, junto aos gestores e servidores da Prefeitura Municipal de Natal, quanto aos aspectos fundamentais de natureza normativa, científica e operacional sobre a nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Contabilidade Pública passa por renovação

A contabilidade pública brasileira passa por um momento de renovação estrutural efetiva e de indispensáveis atualizações daí decorrentes. O foco no patrimônio público, a transparência das informações como indutor dos controles e a necessidade de convergência com as normas internacionais do IFAC, constituem os vetores centrais desse desafio.

Nesse contexto estão inseridos os Órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais, que devem empreender esforços no sentido de desenvolver um novo sistema de informações contábil que garanta a efetiva gestão dos recursos públicos, visando sempre a eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais.