"Ação carnatal" pela proteção de crianças e adolescente

Cerca de 160 crianças e adolescentes foram atendidos pela “Ação Carnatal 2010”, que teve como objetivo proteger e acolher meninos e meninas em situação de risco e vulnerabilidade social durante a maior micareta do Brasil. A ação foi desenvolvida pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), que ofereceu atendimento psicossocial e encaminhamentos às crianças e aos adolescentes nas seguintes situações:

- Crianças desacompanhadas dos pais;
- Crianças e adolescentes exercendo a prática da mendicância;
- Crianças e adolescentes envolvidas em atividades laborais;
- Crianças e adolescentes em situação de exploração sexual;
- Crianças e adolescentes em outras situações de risco e vulnerabilidade
social;
- Crianças e adolescentes envolvidas com substâncias psicoativas.

A Semtas disponibilizou 140 profissionais entre assistentes sociais, psicólogos, educadores, pedagogos e recreadores que trabalharam nos 4 dias do evento, de 2 a 5 de dezembro, e fizeram valer os direitos determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Todo trabalho foi realizado em parceria com outras Secretarias do Município, além da Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Conselhos Tutelares das Regiões Administrativas de Natal, Polícia Militar, Guarda Municipal, entre outros.