Semtas leva artesãos natalenses para a 16ª Fiart

O artesanato natalense será destaque a partir desta sexta-feira (21) na maior feira de artesanto realizada em nosso Estado, a Feira Internacional de Artesanato (Fiart). O Centro de Artesanato (Artesanat), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), irá beneficiar artesãos cadastrados no Programa para que eles possam expor e vender suas peças no evento, em estrutura totalmente organizada pela Prefeitura do Natal, sem custos para os artesãos.

"A Prefeitura é parceira desse grande evento, e como em todos os anos beneficiamos nossos artesãos com a oportunidade de ter um espaço exclusivo para a venda de peças, o que gera renda extra para eles, além da chance de poder exibir suas criações para turistas do mundo inteiro", declara o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Segundo o coordenador do Artesanat, Neto Leal, 42 artesãos irão expor seus trabalhos na Feira. “Nossos artesãos ainda oferecerão oficinas no espaço do evento como pintura, tenerife, trabalhos em arame e confecção de colchas e redes, para o público interessado que esteja prestigiando o evento”. O coordenador ainda ressalta que mais 500 artesãos serão beneficiados com o “lojão” que será montado, viabilizando a exposição dos produtos que o Artesanat comercializa regularmente.

A Fiart é realizada desde 1996, sempre no período de alta estação, época em que a movimentação de turistas na cidade aumenta e cria mais oportunidades para os artesãos locais mostrarem seus trabalhos. A Feira traz também a criatividade de artesãos de outros países como Bolívia, Perú, Espanha, Itália, e Uruguai. E conta ainda com apresentações culturais de danças folclóricas, shows artísticos, desfile de moda artesanal, e espaço gastronômico, até o dia 30 de janeiro, no Centro de Convenções de Natal, Via Costeira.