Comissão pró-selo Unicef se reúne para apresentação de plano oper

Natal é uma das cidades brasileiras candidatas ao Selo Unicef edição 2009/2012 e está trabalhando para atingir as metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta segunda-feira (31), durante a tarde, será realizada a 1ª reunião ordinária do ano de 2011 da Comissão Municipal Pró-Selo Unicef Município Aprovado, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Nesta reunião, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), assim como as demais secretarias e instituições participantes, irá apresentar o seu Plano Operacional para melhorar cada vez mais os indicadores sociais do município.
“Cada membro da Comissão terá a oportunidade de apresentar ações em prol dos objetivos do Selo Unicef, principalmente no que tange a participação social, prioridade para este ano”, declara a articuladora municipal do Selo, Josi Lucas. O destaque do Plano Operacional da Semtas é o Projeto ‘Prevenção é com a Gente’, que será desenvolvido por meio do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (Depad).
A ser lançado até março, o projeto tem como objetivo principal envolver adolescentes e jovens no enfrentamento ao uso de crack e outras drogas. Dentre as ações estão a capacitação de jovens para se tornarem agentes multiplicadores de prevenção às drogas e, ainda, a realização de encontros, festivais e ações diversas nas comunidades visando a sensibilização dos jovens e das famílias para o enfrentamento deste problema social. “O nosso grande objetivo é promover a participação dos adolescentes no enfrentamento ao uso de drogas. Queremos construir uma Rede Municipal de Participação Infanto-Juvenil, conforme prevê a Convenção Internacional sobre os Direitos da Infância e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica Edineusa de Paiva, diretora do Depad.
As Reuniões Ordinárias da Comissão Pró-Selo Unicef estão programadas para serem realizadas toda última segunda-feira de cada mês. Nesta primeira reunião, além da apresentação do Plano Operacional, haverá também a apresentação das ações e eventos previstos para o ano de 2011; Definição dos mobilizadores por Eixo de Participação Social; Apresentação dos Fluxos de Trabalho da Comissão Pró-Selo Unicef para 2011; Apreciação de proposição de Subcomissões de Projetos Inovadores da Comissão Pró-Selo Unicef; e assuntos sobre a inauguração da Sala-Sede da Comissão Municipal Pró-Selo Unicef.
A reunião será comandada pela Articuladora Municipal do Selo Unicef Natal, Josi Lucas. "A participação dos membros da comissão é fundamental, pois cabe a eles o papel de propor ações, discutir e avaliar o que é feito e oferecido por meio de serviços e ações às crianças e adolescentes na cidade. Os Conselheiros Tutelares eleitos para o mandato 2011/2012 também irão participar da reunião, e são eles que irão aprovar as ações e os projetos a serem executados", ressalta a articuladora.
Mais sobre o Selo Unicef Município Aprovado
O ‘Selo UNICEF Município Aprovado’ é uma iniciativa que busca contribuir com países interessados em cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM): Acabar com a fome e a miséria; Educação de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
Até 2012, esses objetivos devem ser cumpridos para melhorar a qualidade de vida em todo o mundo. No Rio Grande do Norte, 165 municípios participam do processo para concorrer ao Selo e Natal faz parte do grupo I junto com outras 17 cidades. A capital já esteve nas edições de 2006 e 2008, mas não conseguiu atingir os objetivos determinados.
A Comissão Pró-Selo é formada em Natal por representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Câmara Municipal do Natal, do Tribunal de Justiça do RN, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar do Município de Natal, do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Saúde, da Rede Comercial, das Organizações Sociais, do Instituto Ponte da Vida e do Conexão Felipe Camarão.
Acesse mais informações e notícias sobre o Selo Unicef no selounicefnatal.wordpress.com