Bolsa Família divulga Call Center

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) divulga o serviço de Call Center, que está tornando o atendimento aos beneficiados pelo Cadastro Único / Bolsa Família ainda mais eficaz. “Temos em torno de 79 mil famílias inscritas no Cadastro Único, 62 mil cadastradas no Bolsa Família e cerca de 48 mil famílias beneficiadas com a renda mensal. Diante dessa grande demanda, criamos o Call Center para atender com mais qualidade e conforto o cidadão natalense.

O serviço por telefone é mais uma opção para quem precisa agendar uma visita à Semtas para se inscrever no cadastro ou para realizar a revisão cadastral”, explica Janaína Bandeira, coordenadora do Cadastro Único no município.

O número do Call Center é 3232-9248, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. A coordenadora destaca ainda que essa opção visa beneficiar aqueles que têm dificuldade de deslocamento, além de ser uma forma de economizar no transporte. “É bom lembrar que, quem achar mais conveniente, ainda pode vir à sede da Semtas para realizar o agendamento diretamente com as atendentes dos programas, ou ainda em uma das unidades descentralizadas da secretaria", afirma Janaína Bandeira.

Como ser beneficiário do Bolsa Família:
O programa é destinado para famílias com crianças que tenham renda mensal, per capita, de até R$ 140, ou famílias formadas somente por adultos com renda mensal de até R$ 70 per capital. Para a inserção no Programa, a família deverá primeiramente fazer o agendamento através do Call Center, ou diretamente em um dos postos de atendimento do programa (locais abaixo), e na data marcada, realizar a sua inscrição no Cadastro Único com as seguintes documentações de todos os moradores da casa: Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, e o Contra-Cheque (se trabalhar). Os documentos para menores de 18 anos são: Certidão de Nascimento e Declaração Escolar. É preciso ainda Comprovante de Residência. "É necessário que a documentação apresentada seja original", destaca a coordenadora do programa.

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades de saúde e de educação, que tem como objetivo possibilitar a proteção integral ao grupo familiar, contribuindo para o seu desenvolvimento. As famílias que recebem o benefício assumem compromissos com o Governo Federal. O primeiro está relacionado a educação, se há na família crianças ou adolescentes em fase de escolaridade, esses devem estar matriculados e com bom desenvolvimento na rede pública de ensino; o outro, se refere exatamente a questão da saúde, e indica que deve haver um acompanhamento dos membros da família na unidade de saúde mais próxima, pelo menos uma vez por semestre.

“O Bolsa Família permite o alivio imediato da pobreza extrema. Além disso, promove a garantia aos direitos sociais básicos, como a saúde, educação e assistência social, através das condicionalidades impostas pelo programa. Isso ajuda a diminuir o índice de mortalidade, a evasão escolar, e consequentemente, o analfabetismo. Basta dizer que 96% dos jovens participantes do programa estão frequentando regularmente a rede municipal de ensino", declara o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Postos de Atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família:

SEMTAS: Avenida Bernardo Vieira, Nº 2180 – Dix-Sept Rosado.
CRAS – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319, Pajuçara.
CRAS – África: Rua da Gameleira, 316, Redinha.
CRAS – Salinas: Rua dos Pataxós, Nº 50, Salinas.
CRAS – Nossa Senhora da Apresentação – Avenida das Fronteiras, 2101 – Nossa
Senhora da Apresentação.
CRAS – Guarapes: Rua Lagoa Seca, N° 02 Guarapes (Próximo à Quadra de Esportes).
CRAS Passo da Pátria – Rua Capitão Silveira Barreto, 1016 – Alecrim