Artesãos ganham Feira da Árvore permanente

Na última sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizou um evento especial em comemoração ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, no Centro de Artesanato (Artesanat), reunindo cerca de 300 artesãos potiguares. “Para valorizar cada um dos nossos artesãos, promovemos atividades especiais para homenagear àqueles que resgatam e mantém viva a história da arte produzida manualmente na nossa capital. É importante ressaltar também que este é o nosso foco: reconhecer e investir fortemente no potencial do artesanato local como ferramenta para geração de emprego e renda”, declara Alcedo Borges, titular da Semtas.

Os artesãos ganharam vários presentes ao longo da tarde. O maior deles foi a Feira de Artesanato permanente aos domingos, que já teve início neste dia 20 de março. “O Artesanat agora tem feira todos os domingos do ano, das 16h às 21h, reunindo cerca de 30 artesãos expondo e vendendo seus produtos. É primeira vez que abrimos o Centro de Artesanato aos domingos e esperamos que a população natalense e os turistas prestigiem o artesanato municipal. Essa é mais uma estratégia para incentivar ainda mais a geração de trabalho e renda em nossa cidade”, ressalta o secretário da Semtas. Além do espaço voltado para o artesanato, ainda há área reservada para alimentação e também para as crianças, com pula-pula, tobogã e brinquedos diversos.

Ainda dentro da programação do Dia do Artesão, houve apresentação do coral da Semtas, entrega das novas carteiras aos artesãos pelo secretário Alcedo Borges, sorteio de televisor, liquidificador, secador de cabelo, entre outros presentes, coquetel, Dia de Beleza com corte, escova e unhas, e palestra sobre empreendedorismo realizada em parceria com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN, pelo consultor José Augusto de Medeiros, que falou sobre os conceitos e benefícios para o artesão se tornar um empreendedor individual.

Artesãos potiguares serão capacitados para a Copa 2014

Na ocasião também foi anunciada a parceria da Semtas com o Sebrae/RN que vai qualificar, nesta primeira fase, aproximadamente 400 artesãos já para a Copa do Mundo. “Os cursos começam já neste semestre com aulas de atividades manuais, design, inglês, espanhol, dentre outros cursos nas mais diversas tipologias”, conta Frederico Leite, diretor do departamento de empreendedorismo da Semtas.

Nesta terça-feira (22), haverá uma palestra para a Apresentação do Projeto Sebrae/RN na Copa 2014, voltada aos artesãos de Natal credenciados no Artesanat. A palestra, a ser realizada no auditório do Sebrae/RN, a partir das 16h, será proferida pelo consultor Celho José Vieira de Moura, gestor do projeto no Rio Grande do Norte. Ele dará informações sobre como os artesãos devem se preparar para a demanda da Copa do Mundo. Estarão presentes o secretário adjunto de trabalho da Semtas, Pedro Costa; o diretor do Departamento de Empreendedorismo, Frederico Leite; e o coordenador do Artesanat, Neto Leal; e os artesãos vinculados ao Artesanat.
Segundo o coordenador do Artesanat, Neto Leal, as capacitações oferecidas pelo Sebrae/RN vão contribuir para melhorar ainda mais a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos artesãos, além de ampliar o acesso a novos mercados. “Com as capacitações, serão trabalhados desde o empreendedorismo, até a melhoria do produto. Iremos aprender mais sobre como formar preços, como trabalhar em grupo, e como nos adequar ao que o mercado exige. Vamos ter melhorias na gestão de negócios”, explica o coordenador.

Artesanat
No Centro de Artesanato são realizadas ações de qualificação profissional, cadastramento de artesãos, emissão de carteira do artesão e promoção desses profissionais em feiras e eventos, nacionais e internacionais, como uma estratégia de incentivo à cultura do artesanato e geração de renda. Também são realizadas a exposição e comercialização dos artefatos artesanais no Artesanat de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem nenhum custo para o artesão. "As peças expostas saem direto das mãos do artesão para os clientes, sem intermediação, o que gera mais lucro para o profissional e valores mais em conta para o consumidor", explica o diretor do Artesanat. Atualmente, a Semtas beneficia cerca de 4 mil artesãos cadastrados no Artesanat.