Prefeitura abre atividades do Programa API Conviver

Esta quinta-feira (31) foi de alegria e desconcentração para os idosos que fazem parte do programa ‘API Conviver’, desenvolvido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, participou da festa em comemoração à abertura oficial das atividades deste programa que oferece assistência aos idosos dos grupos de convivência instalados nas quatro regiões da capital.

Para a prefeita, o projeto oferece bem estar e qualidade de vida a estes idosos que demonstram, além de muita experiência, saúde e disposição. “Nós nos preocupamos com o bem estar da nossa população e, em especial, com os nossos jovens da terceira idade. Então, este carnaval propicia um momento de convivência, incentivo à qualidade de vida e representa saúde. Os idosos que estão aqui mostram que são felizes e que são extremamente ativos independente da idade”, pontuou Micarla de Sousa.

O titular da Semtas, Alcedo Borges, ressaltou que o tratamento com os idosos deve ser pautado pela cidadania. “Esse diferencial eleva a auto-estima e eles se sentem integrados à sociedade. Quando o idosos está isolado do contexto social, tende ficar triste e definhar, mas o API Conviver busca justamente o contrário que é trazer a qualidade de vida ao cidadão da terceira idade e culmina com uma festa alegre como esta”, disse o secretário.

Um exemplo disto é seu Benedito Brandão que, com 94 anos, demonstra alegria e vigor de um adolescente. No Grupo da Terceira Idade Manoel Varela, no conjunto Vale Dourado, ele participa dos passeios, das aulas de dança, de ginástica, faz amizades e se diverte bastante. “Depois que entrei para o grupo, ocupei o meu tempo e minha vida melhorou. Depois de mais de um ano, já sou muito querido pelo grupo todo e sou sempre o primeiro a chegar e o último a sair das festas”, contou o aposentado.

Já para seu Antônio Francisco de Lima, de 68 anos, o envolvimento com o API Conviver trouxe muitos benefícios. Participante há dois anos do Grupo da Terceira Idade Elzimar Monteiro, que funciona no bairro de Cidade Satélite, seu Antônio relata que os passeios e festividades que costuma participar serviram para torná-lo mais extrovertido. “Eu era muito calado, tinha medo de falar e agora perdi a timidez, estou mais solto”.

Além da prefeita Micarla de Sousa e do secretário da Semtas, Alcedo Borges, o evento realizado na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) também contou com a presença do presidente da instituição, Roberto Lima; da secretária da Mulher, Rosy de Sousa; do diretor de ações comunitárias da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Ubaldo Fernandes; e do vereador Dinarte Torres.

API CONVIVER

O Programa Atenção à Pessoa Idosa (API) Conviver é desenvolvido desde 2005 pela Semtas e objetiva orientar aos idosos à rede integrada de proteção e assistência social gerando oportunidade para o exercício pleno da cidadania. O programa é fruto de uma parceria com os grupos de idosos de comunidades e atende atualmente 2.200 participantes.