Cadastro AME: mais de 76 mil cartões entregues aos usuários

Para marcar consultas, agendar exames, retirar medicamentos e aproveitar os inúmeros serviços que a Prefeitura do Natal, através dos Ambulatórios Médicos Especializados, oferece é imprescindível a apresentação do Cartão de Identificação do usuário e documento com foto. Dona Maria Rodrigues sabe que não pode esquecer e ratifica: “Não tiro da minha carteira. Sem ele o médico não consegue acompanhar o tratamento e é mais difícil pra me identificarem aqui em Nova Natal!”.

Adotado desde o primeiro dia de funcionamento da AME, o cartão é feito mediante um cadastro. Os moradores do bairro onde está sediada a Unidade e de bairros vizinhos só precisam apresentar um documento de identificação e o comprovante de endereço atualizado. O cartão é impresso em pouco tempo e permite que o usuário usufrua do atendimento imediatamente diante disponibilidade de vaga.

E para atender a toda a comunidade, os auxiliares administrativos se revezam para atender da melhor forma aos pacientes no setor de cadastro. Para se ter uma idéia, até o dia 11 de abril, a AME Planalto registrou mais de 16.500 usuários no sistema. “A demanda continua alta. Os que estão cadastrados hoje representam uma amostra da população alcançada pela unidade.  Por isso o empenho e a agilidade na emissão desse documento que, além de identificar o usuário, possibilita o acesso ao prontuário eletrônico de cada um deles”, explica a gerente administrativa, Lilian Diniz. Na AME Nova Natal o número de cadastros ultrapassou os 46 mil e em Brasília Teimosa, até a data mencionada acima, já foram entregues 14 mil.

A proposta da Prefeitura do Natal, que compartilha a gestão das unidades ambulatoriais com a Associação Marca, é criar um cadastro para que a prioridade de atendimento nas AMEs beneficie a comunidade de cada região. Por isso a exigência da comprovação de endereço e da presença do titular do cartão para efetuar o cadastro. A aposentada Francisca Laura, de 51 anos, aguardou pacientemente a entrega do seu cartão na AME Planalto. “O bairro sempre precisou de médicos, de consultas e de tudo o que foi implantado aqui. Eu venho pra cá com meu cartão, sou bem acolhida, atendida e não abro mão dos meus novos médicos e dentistas. Temos que zelar pelo que é nosso, não é?”, expõe.

O cadastro é feito diariamente nas AMEs, das 13 às 17 horas, de segunda à sábado e agendamento para as especialidades de 08 às 12 horas.