Secretário municipal de Saúde compara números da Dengue

A Prefeitura do Natal está ampliando as campanhas educativas, aumentando o número de agentes e investindo mais recursos no combate à dengue em Natal. Tudo, para evitar uma epidemia de dengue do mesmo porte do que ocorreu em 2008, quando a cidade teve mais de 15 mil registros da doença, e em 2001, quando foram quase 20 mil casos.  Este ano, até agora foram registrados 1.708 casos na capital, com um (01) óbito.

“Nossos agentes vêm trabalhando rotineiramente nas ações de combate, mas verificamos que em todo Brasil, em 2011, esse ciclo de dengue teve um aumento considerável em relação aos dois últimos anos. Apesar de todo esforço continuado e até mesmo a ampliação de nossas equipes de endemias, além da gestão, que vem fazendo campanhas de orientação e conscientizaçãoda população para colaborar, uma vez que o combate ao mosquito Aeds Aegypt é uma responsabilidade de todos, e os natalenses também precisam fazer a sua parte, não deixando acumular água em locais que facilite a proliferação do mosquito”, destacou o secretário Thiago Trindade.

Trindade confirmou que não esperava uma epidemia de dengue em Natal neste início de ano, embora os boletins semanais e registros de casos da doença apontassem para um aumento de casos. E explica porque: “Realmente nossa equipe trabalha com muita competência nessa notificação e semanalmente temos divulgados os beletins da dengue, inclusive para a imprensa. Mas como antes só era considerado risco de epidemia quando alcançávamos mais de 160 casos por 100 mil habitantes notificados por semana e ainda estávamos com registros inferiores a 60, não estávamos considerando o risco alto. Entretanto o Ministério da Saúde mudou a forma de contagem e com o novo diagrama de controle que classifica epidemia nas cidades, agora com notificação já acima de 60 casos por 100 mil habitantes, Natal passou a ser uma das cidades com epidemia ”, explicou.

Contudo, mesmo antes desta mudança na classificação, a Secretaria de Saúde de Natal já estava trabalhando no planejamento de novas ações para evitar que a epidemia alcançasse níveis alarmantes como ocorreu nos anos de 2008 e 2001.

“Em 2008, de janeiro a abril, já tinham sido registrados 04 (quatro) óbitos e 326 casos de dengue hemorrágica. Este ano, no mesmo período, temos um óbito (redução de 75%) e 105 confirmações de dengue hemorrágica, uma redução superior a 67%”, comparou Thiago.

A Prefeitura que já decretou estado de emergência para a dengue e formou um comitê gestor especial para cuidar das ações, apresentará – ainda esta semana – o plano de contingência que prevê uma série de novas ações.

Mas é importante lembrar que todos os natalenses precisam se envolver  nesta luta e fazer a sua parte, inclusive denunciado focos e solicitando por telefone a visita dos agentes de endemias, pelo número 0800 2814031. A ligação é gratuita e pode salvar muitas vidas.