Semtas já distribuiu mais de 130 toneladas de alimentos

O Banco de Alimentos, desenvolvido pela Prefeitura de Natal e executado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), já contabiliza 131 toneladas de alimentos distribuídos às entidades assistenciais carentes e sem fins lucrativos da cidade. “Em 2010 foram distribuídas 88 toneladas de alimentos, e de janeiro a abril de 2011 já são 43 toneladas de alimentos”, comemora Ana Paula Azevedo, coordenadora do programa.

O Banco de Alimentos trabalha articulando a rede de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos para potencializar as doações no Município do Natal.
O Banco de Alimento é um programa social, sem fins lucrativos, que arrecada e capta doações de alimentos. Depois dessa primeira etapa, os alimentos são distribuídos às comunidades por meio das entidades assistenciais. “Os principais objetivos do programa são: arrecadar alimentos próprios para o consumo, mas que por algum motivo não foram comercializados; combater a fome e o desperdício; e promover ações socioassistencias na área de Segurança Alimentar”, destaca a coordenadora.

Pode colaborar com o Banco de Alimentos empresas e pessoas solidárias e socialmente sensíveis a causa. “Para a empresa ser parceira basta se cadastrar no Conselho Municipal de Assistência Social, prestar serviço gratuito à comunidade e não ter vínculo partidário. O Grande Moinho Potiguar – Moinho Dias Branco é uma das grandes empresas fieis às doações”, exemplifica a coordenadora.

Ainda de acordo com a profissional, o Programa recebe hoje doações de 30 empresas do ramo alimentício. Dentre os parceiros fixos estão também o Comércio Atacadista de Frutas (FRUJAF), que doa mais de uma tonelada de frutas por mês; e a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, que doa alimentos variados.
O programa beneficia entidades que atendem gratuitamente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos doados ajudam a complementar a alimentação das pessoas atendidas. Atualmente são 59 instituições beneficiadas, abrangendo diretamente 14.547 pessoas. Entre as instituições beneficiadas estão: Alimentos para a Vida, Associação Solidária Maria Rita, Projeto Vivei, CADESC – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Cultural, Instituto Nova Aliança, Casa de Piedade Tia Deuza, e Clínica Heitor Carrilho.

O Programa Banco de Alimentos está localizado na Avenida Bernardo Vieira, 2280, Dix-Sept Rosado. O telefone para mais informações e doações é o 3232-9292.