MDS contempla Semtas com ônibus para inclusão produtiva

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) venceu um edital nacional, promovido pela Secretaria de Articulação para Inclusão Produtiva (Saip) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e ganhou um ônibus com o objetivo de apoiar os projetos de inclusão produtiva executados pela Secretaria.

O ônibus (Scania,1984), está em Apucarana (Paraná), e deverá chegar a Natal nos próximos dias, trazido pelos motoristas da Semtas Aurício Nunes da Silva e Eduardo Câmara. Os editais do MDS contemplaram cinco veículos utilitários usados, cinco ônibus também usados e 14.630 kg de diversos tipos de tecidos. Todos os lotes foram obtidos por meio de apreensões da Receita Federal.Os editais tiveram a finalidade de atender instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, voltadas preferencialmente ao público beneficiário dos programas sociais do MDS e inscritos no Cadastro Único.

Ao todo, 257 municípios do país apresentam projetos para serem beneficiados com o ônibus, e de acordo com o MDS os estados do Nordeste foram maioria dentre os selecionados. Foram beneficiadas as cidades de Natal (Rio Grande do Norte), Barretos (São Paulo), Montezuma (Minais Gerais), Quixabá (Paraíba) e São Luís (Maranhão).

A Semtas venceu o edital mediante a apresentação do Projeto “Inclusão com Qualificação – Desafios e Conquistas”, que decorre de um processo de discussão e reflexão acerca das formas de inclusão produtiva com vistas a inserção e (re)inserção no mercado de trabalho dos trabalhadores, além de contribuir para acessibilidade,
aproximação e conhecimento das Políticas Públicas Municipais de Emprego, por parte da população moradora de bairros periféricos para contribuir para a elevação da qualificação social e profissional.

“Com o ônibus, poderemos ajudar ainda mais a população na inclusão no mercado de trabalho. A implantação desta unidade móvel terá como objetivo aproximar a população desempregada, em situação de vulnerabilidade social beneficiada pelos Programas de Transferências de Renda, o CadÚnico, do conhecimento e participação nos programas de qualificação social e profissional, visando à inserção e re-inserção da população no mercado de trabalho formal, contribuindo assim para a redução dos níveis de demissão e das taxas de rotatividade”, declara o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Os beneficiários diretos do Projeto “Inclusão com Qualificação – Desafios e Conquistas” serão as famílias inscritas nos Programas Sociais do Cadastro Único. “Iremos adequar a estrutura do veículo, considerando as adaptações necessárias para: garantir as ações de qualificação profissional e demais atividades a serem desenvolvidas, bem como a acessibilidade de pessoas com deficiência”, destaca o secretário.

Os locais de execução das atividades de inclusão produtiva serão as próprias comunidades onde se localizarem os usuários e famílias beneficiadas pelos Programas Sociais do Cadastro Único / Bolsa Família, bem como as pessoas identificadas nas comunidades como estando em situações de risco social e desemprego.

A Semtas será o Órgão responsável executor do Projeto, e, por meio do Departamento de Qualificação Profissional (DQP), executará as ações de Monitoramento e
Avaliação do referido projeto, por meio de visitas com a aplicação de questionários específicos às entidades, usuários, famílias assistidas e pessoas identificadas. Os dados obtidos serão sistematizados através de relatórios e planilhas que serão anexados aos relatórios do projeto e enviados ao Ministério de Desenvolvimento
Social.