Semtas pleiteia mais vagas para ProJovem Trabalhador

O titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Alcedo Borges, se reuniu nesta quinta-feira (28), em Brasília, com o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A reunião teve como objetivo protocolar projetos e firmar parceria de 6 mil novas vagas para o Projovem Trabalhador. “Beneficiamos em 2010 mais de 2 mil jovens por meio do Programa, que foi executado pela primeira vez em Natal. Esse ano estamos pleiteando mais 6 mil vagas”, destaca o secretário.

O ProJovem Trabalhador visa qualificar e dar condições de empregabilidade aos jovens de Natal. Em 2010, o programa qualificou jovens entre 18 e 29 anos, em situação de desemprego, e membros de família com renda mensal per capta de até um salário mínimo. “O Programa foi direcionado aos jovens que, em virtude de suas condições sócio econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho”, declara o titular da Semtas, Alcedo Borges.

Foram seis meses de aulas em cursos de qualificação totalmente gratuitos, recebendo vale transporte, lanche e bolsa mensal de R$ 100,00. Os cursos tiveram carga horária de 4 horas/dia nos turnos manhã, tarde e noite, nas seguintes áreas: Administração, Alimentação, Beleza, Construção, Reparos, Educação, Trabalho em Madeira e Móveis, Metalmecânica, Serviços Domiciliares, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.

Ainda segundo o secretário, vários alunos do ProJovem Trabalhador, antes mesmo de concluírem os cursos, já estava empregados. “Ofertamos os cursos com módulos teóricos e práticos, também. Isso facilitou o acesso ao mercado de trabalho”, garante Alcedo Borges.