Semurb realiza mutirão no Parque da Cidade

A Prefeitura do Natal, por meio do setor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realiza um mutirão de limpeza no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a partir das 15 horas deste sábado (07). Além da equipe de manejo e conservação do parque e de técnicos da secretaria, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e voluntários de ONGs de proteção aos animais também participarão do mutirão.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Eugênio Bezerra, este trabalho servirá como preparação para comemorar a Semana do Meio Ambiente que será realizada do dia 1° a 5 de junho. “Iremos percorrer o parque, incluindo as trilhas, para limpar o local, retirando sacos plásticos e procurando pontos de acúmulo de água, como por exemplo, em vasilhas que muitas vezes são deixadas pela população”.

O mutirão também é uma preparação para a 1ª Feira de Adoção de Animais, a ser realizada no dia 22 de maio, das 9h às 17h, no Bosque das Mangueiras. Ela será promovida pela Prefeitura do Natal, pelo Centro de Zoonoses de Natal e por ONGs.

Em menos de uma semana, esta é a segunda ação ambiental realizada no Parque da Cidade. Na última terça-feira (03), foi iniciado o reflorestamento com a plantação 200 mudas de árvores de espécies nativas no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Parque
Com uma área de 64 hectares, o Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte garante a preservação da diversidade biológica e o equilíbrio dos ecossistemas em um dos principais aquíferos da cidade, contribuindo ainda com a conscientização ambiental da população. Situado na Zona de Proteção Ambiental – 1 (ZPA-1), o parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pelo Decreto Municipal nº 8.078/06, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.

A vegetação local, reconhecida como um remanescente da Mata Atlântica, associada a algumas espécies características do cerrado e da caatinga, constituem uma área que serve de abrigo para os animais silvestres, alguns deles endêmicos do RN e outros em vias de extinção, além de repercutir positivamente no micro-clima da cidade.
O parque é aberto ao público de domingo a domingo (das 5h às 17h) para atividades livres, culturais, educacionais e de lazer. Até o mês de junho, a Prefeitura entregará o Centro de Visitação totalmente revitalizado. A previsão para abrir a torre principal é de mais seis meses para a instalação dos elevadores com as especificações do projeto elaborado por Oscar Niemeyer.