Natal apresenta projeto de mobilidade urbana ao Ministério do Esporte

Representantes do Ministério do Esporte e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vieram a Natal para acompanhar de perto os projetos de mobilidade urbana a serem executados, visando a Copa do Mundo de 2014. As autoridades foram recebidas na manhã de hoje (13) pelos secretários estadual e municipal para a Copa, Demétrio Torres e Rodrigo Cintra, na sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN).

A delegação do Ministério do Esporte esteve composta do analista de infraestrutura, Alexandre Siqueira, dos consultores da FGV, Luisa Ribeiro e Flavio Vasconcelos, e do consultor da Enerconsult, Deivison Azevedo. Após acompanhar os detalhes do programa de mobilidade apresentado por Demétrio Torres e Rodrigo Cintra, a equipe visitou os pontos e as vias que receberão as principais intervenções, acompanhada por técnicos do DER.

De acordo com Alexandre Siqueira, o projeto de mobilidade urbana para Natal, além de contribuir para a viabilidade da Copa, irá trazer inúmeros benefícios ao bom funcionamento da cidade no futuro. “Pelo que pudemos observar, o projeto contempla um anel viário completo para a mobilidade de Natal. O que precisamos agora é garantir que as obras sejam executadas”, destacou.

No encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, que estará se reunindo periodicamente com o intuito de levantar e passar informações sobre a situação de todas as ações da Copa do Mundo ao Ministério do Esporte. O GT será coordenado por Demétrio Torres e Rodrigo Cintra e contará com representantes da FGV, que está instalando um escritório com uma equipe técnica especializada em Natal. Desta forma, a FGV funcionará como uma representação do Ministério do Esporte na capital potiguar.

“Nosso objetivo aqui não é fiscalizar, nem cobrar ações, e sim contribuir para a execução dos projetos de acordo com os prazos previstos, realizando diagnósticos, acompanhando os riscos e potencialidades. O mesmo está acontecendo nas outras 11 cidades-sedes”, afirmou Luisa Ribeiro.