Prefeitura forma mais 120 alunos em cursos de capacitação

A prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), formou mais 120 alunos no curso de Informática Básica e Redes Sociais, o ABC da Informática,na tarde desta sexta-feira (13). Na ocasião, a prefeita Micarla de Sousa participou da entrega dos certificados de conclusão, no Telecentro Comunitário do Panatis.

“Este é um momento próspero para a Prefeitura do Natal porque temos a confirmação de que os investimentos que estamos fazendo nos sete telecentros inaugurados nesses dois anos de trabalho vêm surtindo efeito”, enfatizou a prefeita.

O secretário da Semtas, Alcedo Borges, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas unidades. “Hoje, a informática é a segunda alfabetização para qualquer pessoa e é essencial para incluir os cidadãos no mercado de trabalho. Ainda existem empecilhos como o alto custo com tecnologia e estrutura, o que impede o acesso da população. E é com a idéia dos Telecentros que a Prefeitura do Natal vem modificando esta realidade na capital”, pontuou o titular.

Incentivada pela filha Lislaynne, de nove anos, a comerciante Elionete Xavier decidiu fazer o curso do ABC da Informática e ficou satisfeita com o aprendizado. “O curso me ajudou bastante porque eu tenho um comércio e agora já sei fazer tabela e até propaganda. Minha filha sabe fazer tudo no computador e eu precisava saber também. Então, me indicaram o telecentro e estou muito grata”, comemorou a comerciante.

A prefeita aproveitou a oportunidade para conversar com os usuários da lan house pública municipal e com os alunos do curso “ABC da Informática” para acompanhar de perto as ações desenvolvidas pela administração e saber as sugestões da comunidade para implementar os serviços nas sete unidades de Telecentros da cidade.

O ABC da Informática é um curso de alfabetização digital pioneiro no Brasil dentre os 5.246 municípios beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital Telecentros Comunitários. Em dois meses de aulas gratuitas, os alunos aprendem a usar o computador, incluindo softwares e ferramentas da internet e cada aluno recebe material didático completo para complementar os estudos.

As unidades dos Telecentros Comunitários são mantidas e executadas pela Prefeitura do Natal, por meio da Semtas, já incluíram mais de cinco mil pessoas ao mundo digital, promovendo mais de 250 acessos diários aos computadores das sete unidades. Desde a sua inauguração, em janeiro de 2010, mais de 52 mil acessos já foram contabilizados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

As unidades são as únicas do país que oferecem treinamento específico para os monitores e instrutores, material próprio, regulamento para os instrutores, certificação dos cursos, e estrutura física conforme exigido pelo Governo Federal. Atualmente a Prefeitura do Natal conta com 1.425 alunos concluintes, sendo 80% pessoas do sexo feminino.

Novas vagas

A partir da próxima segunda-feira (16), a Semtas abrirá 300 novas vagas para o curso do ABC da Informática nas sete unidades. Os cursos serão iniciados no mês de junho. Cada um dos Telecentros é equipado com 11 computadores conectados à Internet em banda larga, funcionando nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As sete unidades de Telecentros estão estrategicamente distribuídas nas quatro regiões administrativas da cidade para facilitar o acesso do cidadão à internet.