Projetos de mobilidade da Copa são apresentados ao Conplam

Na manhã desta terça-feira, 17 de maio, foram apresentadas aos membros do Conselho Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Conplam), as intervenções que o município está preparando para a Copa de 2014. Para essas obras, serão investidos cerca de R$ 293 milhões, financiados pelo FGTS, com uma contrapartida do município da ordem de R$ 45 milhões, sendo R$ 25 milhões para as desapropriações e o restante para as obras. A reunião foi presidida pela secretário da Semurb, Bosco Afonso, no auditório da secretaria.

No total, são onze intervenções, da zona oeste a sul da cidade, distribuídos em dois lotes. O primeiro compreende ao corredor estrutural da BR 226, complexo viário em frente à Urbana e a reestruturação da Avenida Capitão Mor Gouveia, inclusive com pontilhão elevado e túnel. O segundo se refere às obras estruturantes de mobilidade que serão realizadas no entorno do estádio Arena das Dunas.

O município estima que cerca de 650 imóveis sejam desapropriados, para alargamento de vias e outras intervenções. O assessor jurídico da Procuradoria do Município para assuntos da Copa, Welligton Fernandes, informou que a área onde está a maioria dos imóveis tem problemas de regulamentação fundiária, ou seja, cerca de 60% não tem escritura pública. Diante disso, a Prefeitura vai propor uma parceria com o Tribunal de Justiça, Promotoria e Defensoria Pública para agilizar os processos de expropriação.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento das Obras da Copa, Walter Fernandes, a previsão para entrega dos projetos consolidados e executivos é de final de maio para o primeiro lote e para final de junho para o segundo lote de obras. A previsão é chegar junho de 2013 com todas as etapas vencidas e sistema funcionando.

Walter Fernandes destacou ainda em sua apresentação que o objetivo deste mundial é fazer com que as cidades façam obras sustentáveis. Natal será dotada de uma mobilidade urbana sustentável com sistemas integrados de trânsito e transporte, adotando soluções de drenagem e circulação seguras.

Além disso, também está previsto incentivar as atividades relacionadas ao turismo, treinar, habilitar, capacitar a mão-de-obra envolvida, promover a inclusão social, a gestão pública e privada de educação sócio-ambiental, como também promover e incentivar ações de reciclagem, na obra e na comunidade, implantar ações de coleta seletiva e gerenciamento de resíduos sólidos.