Reunião trata da Gestão Ambiental em projetos da Copa Natal 2014

A Câmara Técnica de Meio Ambiente da Copa Natal 2014 reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 25, para apresentar a matriz de sustentabilidade dos projetos para a copa Natal 2014 que servirá para analisar a conformidade dos projetos com a questão ambiental da cidade. A reunião aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado. A comissão é composta por membros de diversos órgãos e setores ligados as questões ambientais em Natal e no Rio Grande do Norte e tem como objetivo analisar os projetos com o olhar voltado para a sustentabilidade.

Os projetos para a copa terão que estar adequados à legislação e aos princípios ambientais de forma ampla desde a elaboração, instalação e operação.

Durante a reunião desta manhã, foram explanados os mais variados aspectos que servirão de base para que a Câmara possa subsidiar a elaboração dos projetos da Copa em Natal, tanto no setor público quanto privado.

A matriz foi elaborada por um grupo de cinco pessoas envolvendo dois servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Gustavo Soares e José Petronilo, este último responsável pela apresentação do documento para os demais integrantes da Câmara de meio Ambiente da Copa Natal 2014.

O resultado da matriz de sustentabilidade foi bastante elogiado pelos membros do grupo de trabalho. Uma representação da Câmara Potiguar irá participar amanhã em Brasília da Reunião Nacional "Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo Fifa 2014" para mostrar os resultados obtidos pela Câmara local.

A CTMAS nacional foi instalada em maio de 2010 e a Câmara local foi criada em novembro do ano passado.

Para o secretário adjunto de Gestão Ambiental da SEmurb, Eugênio Bezerra, que esteve presente na reunião, agora é necessário se ater à questão da matriz, como também ao papel da Câmara, suas atribuições e competências. "Neste momento, é preciso fazer com que esta matriz tenha respaldo legal", completou ele.