Pré-conferência Municipal Oeste abre rodada de discussões sobre a qualidade do S

A pré-conferência do Distrito Oeste realizada ontem (07), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), abriu a programação de encontros preparatórios para a realização da VI Conferência Municipal de Saúde e reuniu usuários e gestores, para debater propostas de melhorias para o SUS, além de questões como a participação da comunidade e controle social. A próxima pré-conferência acontece nesta quinta (09), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, analisando as ações do Distrito Sanitário Leste.

“Este evento é relevante e muito importante para o nosso município. Através dele podemos abrir debates, discussões e chegar a conclusões sobre vários assuntos a serem levadas para a Conferência Municipal de Saúde, que será em julho, e logo após para a estadual e a nacional”, ressaltou secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Ariane Souza de Macedo, durante a abertura.

Entre as propostas apresentadas durante a pré-conferência estão a criação de um portal municipal de transparência do dinheiro público; a necessidade de ampliação da cobertura da atenção básica para todos os municípios; abertura de concurso público para profissionais da área de saúde; a participação mensal da comunidade em reuniões das unidades de saúde; a organização de uma agenda de reuniões entre gestores; além da ênfase na reforma e reestruturação das unidades básicas de saúde.

No encontro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu o primeiro passo para a criação dos delegados que debaterão as propostas a serem apresentadas no relatório final das pré-conferências, sobre as ações desenvolvidas pelos distritos sanitários no último ano. A composição será de 50% de usuários, 25% de servidores e 25% de representantes da administração municipal e de gestores do SUS. “É extremamente importante esta relação de diálogo entre as ações do distrito e a comunidade para que se possa ouvir os dois lados”, destacou o gerente do Distrito Oeste, Hermes Câmara de Sousa.