População continua utilizando Centro de Hidratação da Dengue

O Centro de Hidratação da Dengue, que foi inaugurado pela Secretaria Municipal de Saúde para dar suporte às unidades de saúde no combate à epidemia do mosquito Aedes Aegipty, já realizou desde sua inauguração no dia 18 de abril mais de 3.800 atendimentos.

O centro possui três salas de hidratação, dois consultórios, enfermagem e quinze leitos de observação, além de um espaço infantil totalmente equipado com brinquedos e decoração especial para o atendimento às crianças. Uma das funções da criação do centro é desafogar a demanda de pacientes, tanto das unidades básicas de saúde da capital, como também do Hospital Giselda Trigueiro, especializado no tratamento de doenças como a dengue.

O clínico geral Reginaldo do Amaral Modesto, que atende no Centro de Hidratação, ressaltou a importância deste serviço na cidade. “A criação deste centro veio dar um grande suporte na eliminação da epidemia da doença na cidade, pois é importante que pacientes que sejam diagnosticados com a doença possam ser hidratados com soro o mais rápido para evitar o agravamento da doença”, explicou o clínico geral Reginaldo do Amaral Modesto.

Muitas pessoas que procuram o atendimento no Centro de Hidratação têm aprovado os procedimentos realizados na unidade. Rosemeire Pereira da Silva, que veio acompanhar a amiga, Eva Maria de Oliveira de Medeiros que chegou ao centro encaminhada pelo Giselda Trigueiro, já usou o serviço do centro três vezes onde foi examinada pelos médicos da unidade.

“Essa é a terceira vez que venho ao Centro de Hidratação e todas as vezes que cheguei aqui fiz exames de sangue e fui orientada pelo médico a me hidratar tomando soro”, comentou a paciente.

Outra usuária do centro é a dona de casa, Fátima Caetano da Silva, que trouxe seu filho, Jadson Caetano da Silva (20) passando mal e com sintomas de dengue.
“Quando chegamos aqui fomos rapidamente atendidos. Em poucos minutos, eles colheram o sangue dele, o médico já consultou e ele já tá na hidratação e estamos apenas esperando o resultado do exame chegar. Gostei muito”, disse a dona de casa moradora da Cidade da Esperança.

“Eu fui ao Giselda Trigueiro com sintomas de dengue. Quando cheguei lá, eles me encaminharam para cá e já fui atendido pela recepcionista que me pediu para aguardar um pouco para poder me encaminhar para a triagem”, comentou o Motorista de carro, Alzenir Lima de Carvalho, que aguardava sua vez para consulta.

O centro ainda conta com um van que fica à disposição dos pacientes em estado mais crítico e que precisam ser levados com urgência a unidades de referência, como o Hospital dos Pescadores, Hospital Giselda Trigueiro, Centro de Referência Infantil Sandra Celeste e UPA de Pajuçara. O Centro de Hidratação ainda conta com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Do total de pacientes atendidos até hoje no Centro, foram notificados 1.901 casos de dengue: os demais usuários foram diagnosticados com outras doenças como hipertensão, diarréia, vômitos e cefaléia. Descartada a dengue, os usuários atendidos são encaminhados para outras unidades, inclusive a policlínica da Cidade da Esperança que possui profissionais médicos de plantão.

De acordo com o diretor do Centro de Hidratação, Eléazaro Damião de Carvalho, o centro que está montado na Policlínica da Cidade da Esperança está funcionando 24 horas todos os dias da semana.