Pré-conferência do Distrito Leste discute qualidade do SUS


Pré-conferência do Distrito Leste discute qualidade do SUS

A política do Serviço Único de Saúde (SUS) voltou a ser discutida pela Prefeitura do Natal nesta quinta-feira, 09, durante pré-conferência do Distrito Sanitário Leste, realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Cidade Alta. A iniciativa é uma preparatória para a VI Conferência Municipal de Saúde que acorrerá de 5 a 7 de julho com a perspectiva de reunir cerca de 600 pessoas, entre gestores, profissionais de saúde e usuários.

Esta é a segunda das quatro pré-conferências que irão escolher os delegados para representar os distritos na conferência municipal que, por sua vez, também é preparatória das conferências estadual e nacional. A primeira pré-conferência foi realizada no último dia 07, pelo Distrito Sanitário Oeste, no Centro Municipal de referência em Educação Aluizio Alves (Cemure). No próximo dia 14, será a do Distrito Sul, na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e no dia 16, dos distritos Norte I e II, no Centro Cultural de Natal.

A VI Conferência Municipal de Saúde ainda não tem local definido, mas o tema é o mesmo que vem sendo trabalhado nas pré-conferências, ou seja, “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política, Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. O Eixo da temática é: Acesso e Acolhimento com Qualidade – Um desafio para o SUS, que vem sendo discutido com a utilização de painéis centrais, mesas redondas e debates.

A secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira ressalta que o objetivo geral das conferências nos três níveis de governo é discutir as políticas do SUS, ouvindo as esferas – gestão, trabalhador e usuário – para traçar as diretrizes em busca de maior acessibilidade e qualidade de assistência. “É muito importante a participação dos usuários nessas pré-conferências para a construção da saúde que queremos”.

A pré-conferência desta quinta-feira, do Distrito Leste, foi aberta pela secretária Maria do Perpétuo Socorro e contou também com a participação da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rita de Cássia Dantas, representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Natal (Sinsenat) e do Sindicato de Saúde (Sindsaúde). A primeira palestra foi proferida por Maria Dalva Horácio da Costa, sobre Gestão do SUS. A professora da UFRN fez uma ampla explanação sobre as questões de financiamento, pacto pela Saúde e Relação Público x Privado, além da Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde.

Em seguida, houve debates com a participação de Sônia Godeiro, diretora do Sindsaúde; Miranice Nunes Crives, assistente social da SMS e UFRN; Maria do Carmo Martins, conselheira do Conselho Municipal de Saúde, assistente social do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial; e Herbene Florêncio, pedagoga, especialista em Gestão Ambiental e Técnica do Núcleo de Atenção Básica da SMS.

A programação, que prossegue até as 18h, será reaberta às 13h30, com uma apresentação junina do Grupo de Idosos usuários do Centro de Atenção a Saúde de idosos (CEASI), que fica no Centro Clínico Dr. Zeca Passos, na Ribeira. Em seguida, haverá oficinas temáticas, plenária final com aprovação do relatório, eleição dos delegados e encerramento.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389