Alunos da Escola Ferreira Itajubá participam de uma oficina de Hullabaloo

A escritora e professora Kadna Cordeiro promove na manhã desta quinta-feira (16), uma oficina de “Hullabaloo” para os alunos da escola Municipal Ferreira Itajubá, localizada na Rua Presidente Veloso, no bairro das Quintas, na véspera do lançamento do livro “Hullabaloo, fazendo música em sala de aula”, que acontece em uma
livraria da cidade.

Para quem não conhece o Hullabaloo, é um método com proposta de educação musical, desenvolvido pela professora natalense Kadna Cordeiro, que tem como parâmetro a pedagogia do som, que utiliza a música como meio de aprendizagem, conhecimento e respeito às várias culturas, além de despertar vocações. Tem na improvisação, criatividade e experimentos a sua sustentação, onde promove a educação musical através da composição de peças musicais e confecção de instrumentos, a partir de materiais reaproveitados.

A professora Kadna Cordeiro, desenvolveu o método quando lecionava aulas programadas de flauta para seus alunos em Londres (Inglaterra) cidade que viveu estudando e trabalhando por 20 anos.

O trabalho agora disponibilizado em um livro pode ser utilizado para quem vai começar desenvolver atividades de educação musical para crianças, adolescentes e adultos. A singularidade do método está numa certa "indisciplinaridade ' musical, recheada pela criatividade, improvisação, experimentação e alegria de estar entre pessoas vivenciando sons e ritmos que podem surgir de qualquer coisa, mas principalmente da felicidade de estar juntos.

De uma família de artistas, naturalmente a paixão pelas artes aflorou cedo na vida de Kadna Cordeiro. Ela começou a estudar música na UFRN no final da década de 1960, quando ainda nem tinha idade para freqüentar o curso regular. Aos nove anos, foi apresentada a flauta transversal. Já graduada, Kadna foi para Londres e por lá, estou flauta com Katy Gaiham, na Guildhall School of Music and Drama, e concluiu o mestrado em Educação Musical na Middlesex University. Fundou a Orquestra de Flautas Toot Brasil (Londres) e a Orquestra de Pifano e Percussão Sons da Vila (Ponto de Cultura em Natal).