Grupo de Idosos da USF Parque dos Coqueiros comemora São João com passeio pela cidade

Cerca de 120 idosos que fazem acompanhamento na Unidade Estratégia de Saúde da Família (USF) Parque dos Coqueiros foram convidados, nesta quarta-feira (15), para uma comemoração junina diferente das tradicionais. O “II Arraiá da 3ª Idade”, organizada pela equipe de profissionais de saúde do centro, levou os participantes para um momento de lazer, ao som de músicas regionais e degustação de comidas típicas, durante um passeio de trem pela cidade, partindo da Central de Trem da Ribeira com destino a Ceará Mirim.

Todos os participantes do Arraiá são do Grupo de Idosos “Raio de Sol”, que se reúne semanalmente nas segundas e quintas – feiras na da USF Parque dos Coqueiros, para a realização de caminhadas e outras atividades físicas, e ainda compõem o grupo de dança “A Ciranda”.

“Os idosos precisam ter a oportunidade de saír de casa e se divertirem, para mostrar à família que são úteis e tem direitos iguais aos jovens”, destacou a agente de saúde da USF Parque dos Coqueiros, Francisca das chagas.

Durante o passeio de trem, que começou às 9h30, foi organizada também uma quadrilha matuta improvisada com os pacientes, com a animação do Trio de Sanfoneiros Eriberto e Seus Companheiros. Toda a equipe de Estratégia de Saúde da Família, entre agentes de saúde, médicos e educador físico, ajudaram na elaboração do evento.

“ Este momento faz parte das diversas atividades que desenvolvemos ao longo do ano com estes idosos, que participam de caminhadas, palestras sobre qualidade de vida e oficinas de dança e alongamentos. Hoje, estamos todos reunidos para levar alegria, descontração e muito animação a todos os participantes, que poderão se alegrar ao som de bandas de músicas, com sanfoneiros, quadrilha matuta, e também terá um momento de degustação de comidas típicas ” explicou Francisca Chagas.

A aposentada Terezinha Galdino Paiva, de 66 anos, que todos semana participa das atividades de caminhada do grupo de idoso ressaltou a alegria de poder participar da comemoração. “ É gratificante viver momentos como este, estou muito feliz em estar aqui, vim vestida a carater junino, com chapéu de palha e trançinhas no cabelo, tudo isso para para dançar a quadrilha matuta” comentou.

Outra participante, e que foi a noiva da quadrilha matuta, a aposentada Maria José Pereira, de 81 anos, também não escondeu a satisfação com a festa. “ Participo de várias atividades da unidade, como dança, alongamentos e estar aqui hoje ,sendo a noiva da quadrilha, é muito gratificante. É um momento único de alegria e interação com os amigos, pois não existe uma idade para ser feliz e se divertir ” colocou.