Viva a Vida com Mais Saúde beneficia moradores da zona Leste

O Projeto Viva a Vida Com Mais Saúde, desenvolvido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME), está ampliando sua capacidade de atuação em Natal. Neste mês, foi implantado também na zona leste da cidade, beneficiando usuários das unidades de saúde das Rocas I, Aparecida e São João, com a promoção semanal de atividades físicas e de lazer gratuitas com profissionais de saúde.

O objetivo do programa é promover a prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida aos pacientes da Atenção Básica do município, com o estímulo à adoção de hábitos saudáveis na rotina, como a prática constante de exercícios físicos.

“Os praticantes do Viva a Vida Com Mais Saúde têm resultados positivos, como a diminuição o uso de medicamento, diminuição de glicose e redução da pressão arterial, tendo ganho no funcionamento orgânico, adquirindo mais saúde e melhora na qualidade de vida”, destaca o educador físico e idealizador do projeto, Francisco Cabral.
As aulas acontecem duas vezes por semana, sempre das 6h às 7h, e são realizadas em espaço das unidades de saúde, e em ginásios de escolas municipais dos bairros contemplados. Cada turma composta por 30 pacientes.

O projeto atende hoje 32 unidades de saúde nos cinco Distritos Sanitários e conta com mais de mil alunos cadastrados. “Qualquer pessoa pode participar. Basta estar cadastrado no posto de saúde de seu bairro e fazer a inscrição na própria unidade”, explica Francisco Cabral.

Unidades beneficiadas como o projeto:
Distrito Sanitário Norte I: Guamaré, Vista verde, África, José Sarney, Cidade Praia, Nordelândia e Parque das Dunas,
Distrito Sanitário Norte II: Soledade I e II, Vale Dourado, Parque dos Coqueiros e Santarém.
Distrito Sanitário Sul: Candelária, Jiqui, Pirangi, Mirassol e Neópolis.
Distrito Sanitário Leste: Rocas I, Aparecida e São João.
Distrito Sanitário Oeste: Bairro Nordeste, Bom Pastor, Cidade Nova, Quintas, Felipe Camarão I, II e III, Monte Líbano Nazaré, KM06, Novo Horizonte e Guarapes.