SME participará do concurso Escola de Leitores nesta sexta-feira

O secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, participará nesta sexta-feira, 29, do lançamento da segunda edição do concurso Escola de Leitores, uma ação do programa Prazer em Ler do Instituto C&A. O evento acontecerá às 8h, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), com uma mesa redonda do secretário Walter Fonseca com representantes do Instituto C&A e do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).

O concurso Escola de Leitores é destinado às escolas da rede municipal de ensino infantil, fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA). Cada escola deve inscrever seu projeto e contribuir para a promoção da leitura e a formação de leitores literários. Os projetos das escolas ajudam a reorganizar os espaços de leitura, ampliar os acervos e colaborar para a formação de mediadores de leitura.

As inscrições começam a partir de 1º de agosto e seguem até o dia 23 de setembro, através do site www.institutocea.org.br/concurso. Apenas para as cidades Natal, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre que participarão com trabalhos feitos nas escolas.

As unidades de ensino da rede municipal de Educação de Natal que forem finalistas receberão 12 mil reais cada, para desenvolvimento do projeto de leitura, viagem de intercâmbio para a Colômbia e formação e acompanhamento técnico para implementação do projeto.

A parceria da secretaria municipal de Educação (SME), com o Programa Prazer em Ler, existe desde 2010 com a participação de 36 escolas da rede municipal. A proposta do secretário Walter Fonseca é expandir o projeto para toda a rede potiguar da escola de leitores.

Para a professora Miriam Dantas, do departamento de Ensino Fundamental da SME, o programa integra professores em salas de aulas e bibliotecários que recebem informações numa espécie de rede de atividades de leitura. "Em Natal, cada zona da cidade tem um assessor que trabalha com a formação de leitura com os professores, e esse trabalho já alcançou melhoria no desempenho da leitura entre os alunos" afirma Miriam Dantas.

O programa Prazer em Ler parte do princípio de que “ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”.

Esta segunda edição do concurso Escola de Leitores é desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Natal (RN), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).