Urbana discute com especialistas elaboração do plano de gestão de Resídu


Urbana discute com especialistas elaboração do plano de gestão de Resídu

A Diretoria da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) recebeu na manhã desta quarta-feira, 27/07, representantes do Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Ong WWF e Organização BAINEMA para discutir o andamento do plano de gestão integrada de resíduos sólidos da capital, contemplado pelo Programa Água Brasil.

A Ong WWF está trabalhando na capital potiguar um projeto de consumo consciente e reciclagem. Durante a reunião, que contou ainda com a participação dos representantes das cooperativas dos catadores Coopcicla e Coocamar, foi exposta a situação atual da coleta seletiva em Natal e o diagnóstico que está sendo feito para a retomada da coleta no Satélite, Cidade da Esperança e Zona Norte.

“Estamos trabalhando para incrementar a reciclagem na capital e esse apoio da Fundação Banco do Brasil e da WWF é importantíssimo para implantarmos a política de resíduos sólidos no município”, ressaltou, Heverthon Rocha, Gerente de Meio Ambiente da Urbana.

Representantes da Urbana e das organizações presentes discutiram e avaliaram a construção do plano de resíduos sólidos e agendaram oficinas participativas que vão ampliar o trabalho para vários setores do município.

“Nesse momento de elaboração do plano de gestão integrada de resíduos sólidos estamos discutindo a coleta seletiva e realizando visitas aos catadores. Para os próximos meses faremos oficinas participativas onde gostaríamos de envolver o maior número de setores possível (comércio, varejo, grandes geradores, CREA, etc)”, afirmou Fábio Cidrin, Coordenador do Programa Educação para sociedades sustentáveis da Ong WWF.

As oficinas participativas para trabalhar a reutilização e reciclagem dos resíduos estão marcadas para os meses de setembro e outubro deste ano.
O Programa Água Brasil foi criado há um ano pelo Banco do Brasil e é executado pela Ong WWF. A capital potiguar é uma das cinco cidades brasileiras contempladas com o programa que visa ainda incentivar a reciclagem em todo o país.

“A reciclagem gera renda, a compostagem pode ser aproveitada para a produção de hortaliças, ajardinamento da cidade, por isso, devemos criar a consciência de que todos nós somos responsáveis pelos resíduos que geramos e a partir daí reaproveitá-los ao máximo, descartando apenas o que chamamos de rejeito”, concluiu, Fabio Cindrin, da Ong WWF.

Agenda da WWF e Bainema em Natal

28/07
8h30 - Acompanhamento da rota da coleta seletiva implementada pela Urbana e visita aos Ecopontos
14h00 – Reunião com Diretoria da Urbana

29/07
8h30 – Reunião para discutir a organização dos carroceiros em Natal (local a ser definido)

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389