O sistema Passe Livre de acesso aos ônibus de Natal já está beneficiando 10 mil usuários de transportes coletivos por dia. Entre os dias 1º e 12 de agosto, quando começou a funcionar a segunda fase do projeto, houve um salto de 04 mil para 10 mil usuários/dia.

Cada uma dessas pessoas está completando o trajeto entre sua casa e o trabalho utilizando dois ônibus e pagando apenas uma passagem. A vantagem é que elas não precisam mais ficar aprisionadas nas estações de transferência para conseguirem viajar de graça no segundo ônibus. O Passe Livre permite o acesso grátis à segunda viagem em qualquer parada, mesmo que o passageiro esteja fora da estação de transferência.

O Passe Livre foi implantado em sua primeira fase no dia 17 de abril, primeiramente nas linhas que cruzam as estações de transferência 03 e 04 (Mirassol e Carrefour); e no dia 1º de agosto foi implantado também nas linhas das estações de transferência 07 e 08, situadas na frente da Rodoviária Nova, na Cidade da Esperança, que transportam passageiros principalmente da zona oeste.

Utilizar o Passe Livre é fácil. O passageiro pega o primeiro ônibus, desce em qualquer parada que faça parte do seu trajeto de casa ao trabalho e ao subir no segundo ônibus vai passar o cartão novamente sem ter essa segunda passagem descontada, continuando seu itinerário gratuitamente.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), antiga STTU, pretende estender o Passe Livre para todas as linhas de ônibus da cidade, de forma que o sistema seja universalizado nos próximos meses.

Vantagens do Passe Livre:

- o passageiro não é mais obrigado a ficar na estação de transferência para pegar o segundo ônibus de graça, acessando o transporte na parada de sua conveniência;

- como o Passe Livre só funciona com o Natal Card, acaba o uso de dinheiro dentro dos ônibus, trazendo mais segurança para a população e rapidez por não ser mais necessário o pagamento de troco;

- Com o desuso das estações de transferência, diminuem os congestionamentos de ônibus nos horários de pico, melhorando a qualidade do tráfego da cidade. (Exemplo na foto abaixo).