Pesquisa realizada semanalmente pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal mostra que pela segunda semana consecutiva, a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra variação negativa. Nesta segunda semana de agosto a cesta básica caiu 0,63% em relação à primeira semana do mês. Nas últimas quatro semanas a cesta básica acumula aumento de 0,45%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – caiu de R$ 327,32 para R$ 325,24.

A pesquisa foi realizada pelo Procon Natal, que é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais dezoito (18) subiram esta semana e vinte e seis (26) sofreram redução.

O índice negativo da semana deveu-se, principalmente, à redução de 6,85% ocorrida nos legumes, frutas e verduras. Os produtos industrializados e semi-elaborados permanecerem, praticamente, estáveis (variação de -0,01%), enquanto os produtos de higiene e limpeza registraram reajuste médio de 0,59%.
As maiores redução da semana ocorreram na cebola pera (-10,5%), ovos brancos grandes (-9,6%), tomate (-8,1%), fubá pré-cozido (-5,6%), batata comum (-5,4%), repolho branco (-5,2%) e batata doce (-4,3%).

Por outro lado, a pesquisa do Procon Natal constatou aumento de preço, dentre outros, na margarina vegetal de 250g (subiu 9,3%), sal refinado (+9,3%), açúcar cristalizado (+6,4%), frango congelado (+5,0%), jerimum leite (+4,9%), carne bovina de 1ª (+3,7%) e biscoito ‘cream cracker’ (+3,7%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON MUNICIPAL a cesta básica mais barata, era a do supermercado Servebem – Cidade da Esperança (R$ 288,07), Seguido pelas três lojas do Nordestão – Cidade Jardim, Salgado Filho e Zona Norte. A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 27,0% (equivalendo a R$ 77,76).

Nesta semana o custo médio da cesta básica estava 12,6% mais caro nos hipermercados (R$ 344,45) do que nos supermercados (R$ 306,03). A maior diferença ocorre nos hortifrútis, que esta semana estavam, em média, 25% mais caros nos hipermercados do que nos supermercados.

www.natal.rn.gov.br/css/novo_arquivos/fckarquivos/custo da cesta basica por estabelecimento 14 de agosto.doc