A primeira Semana de Expressões Populares do Museu e Cultura Popular Djalma Maranhão, organizado pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), acontece no período de 16 a 22 de agosto deste ano. O evento teve sua abertura realizada neste domingo (16), às19 horas, na sede da Funcarte e contou com a presença da prefeita do Natal Micarla de Sousa, ocasião em que se comemora o primeiro ano de criação do Museu de Cultura Popular de Natal.

O evento faz parte das comemorações da Semana de Cultura da cidade do Natal, que culmina no dia 22 de agosto com a celebração do dia do folclore. Na ocasião, a chefe do executivo natalense também deu posse aos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, formado por 20 membros, titulares e suplentes, entre indicados pelo poder executivo municipal e eleitos pela classe artística natalense.

“Para mim é uma satisfação dar posse a este Conselho de Cultura, integrado por pessoas comprometidas com o desenvolvimento da cultura de nosso município.”, ressaltou Micarla de Sousa. A prefeita Natal disse ainda que uma cidade sem cultura é aquela que não se preocupa com a preservação de sua história, daí a importância deste Conselho, com papel de discutir e analisar toda a política cultural da cidade.

“A semana de cultura chama atenção para importância das manifestações populares de Natal, fazendo um trabalho de conscientização da preservação de nossa cultura e em consequência de nossa própria história”, afirmou César Revoredo, presidente da Funcarte.

 
Colóquio

Além de dar posse ao Conselho Municipal de Cultura e abrir oficialmente a Semana de Cultura, durante o evento deste domingo (16) na Funcarte, também ocorreu o início do I Colóquio Internacional Vozes: Culturas Tradicionais, Abordagens Contemporâneas, organizado em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura do Natal.

O colóquio tem o objetivo de reunir pesquisadores e propõe novos olhares sobre a cultura popular brasileira. “O colóquio pretende, portanto, ser um espaço onde ressoam múltiplas vozes: vozes novas da pesquisa em cultura popular e vozes que animam todas as manifestações dessa cultura”, disse Everardo Ramos, presidente do colóquio e coordenador do curso de Artes Visuais da UFRN.

O colóquio também prestou uma homenagem a uma das principais especialistas francesas da cultura popular brasileira, a doutora pela Universidade de Sorbonne, na França, com tese sobre Ariano Suassuna e o Movimento Armorial, Idelette Muzart-Fonseca.

Além da abertura do colóquio de cultura popular, também ocorreu o início do “II Encontro de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN: pensando práticas, praticando teorias”, que tem o objetivo de promover diálogos entre instituições que vêm se destacando por suas atividades, tanto no que diz respeito à pesquisa, quanto ao ensino e às políticas públicas de desenvolvimento artístico no país.

Este encontro também prestou homenagem ao pesquisador Armindo Jorge de Carvalho Bião, um dos principais nomes da área das artes cênicas no Brasil, fundador da Associação Brasileira de pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Ele é professor titular associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA).