O educador, escritor, palestrante, apresentador de televisão e de rádio e vereador de São Paulo, Gabriel Chalita, estará na próxima quinta-feira, 15, em Natal, atendendo a um convite da prefeita Micarla de Sousa, para proferir a palestra “A reinvenção do processo ensino e aprendizagem”. A palestra, destinada aos gestores, docentes e funcionários que compõem a rede municipal de ensino da capital, será proferida no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE, a partir das 15h.

Para a prefeita, é importante valorizar e qualificar os professores da rede municipal, melhorando a qualidade do ensino. “O educador precisa estar preparado para repassar um conteúdo de excelência aos alunos. A prefeitura estará sempre empenhada em enriquecer a educação de nossa cidade”, explicou Micarla de Sousa.

Gabriel Chalita, que fornecerá informações sobre ensino e aprendizagem para a secretaria Municipal de Educação, tem 45 publicações, desde livros didáticos até tratados sobre a ética e a filosofia. Destacam-se os seguintes títulos: "Os dez mandamentos da ética", "Ética do Rei Menino", "Pedagogia do amor", "Vivendo a filosofia", "O Poder", "As seduções no discurso" e "Mulheres que mudaram o mundo".

O educador, por vocação, realizou inúmeros cursos e especializações como: Doutorado em Filosofia do Direito e Doutorado em Comunicação e Semiótica; mestrado em Direito e mestrado em Ciências Sociais; bacharelado em Direito e bacharelado em Filosofia.

Gabriel Chalita, preparou-se cuidadosamente para o oficio de
professor, desde a infância, estimulado por uma família entusiasmada com o seu talento para o ensino. Observador atento das atitudes dos professores e questionador das técnicas pedagógicas, Chalita consolidou um jeito próprio de lidar com todos os tipos de aprendizes.

O palestrante não restringe o processo educacional às salas de aula, por considerar que a educação se dá pelo exemplo, pela presença, pela participação, pela solidariedade e, principalmente, pelo afeto. Gabriel Chalita utiliza ainda programas de rádio e de televisão como ferramenta de comunicação, sempre orientados pelo cunho educativo.