Os trabalhos de limpeza do terreno onde será erguida a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Natal, no bairro Pajuçara, zona Norte, já foram iniciados. A UPA terá 1.200 m2 de área construída até o final do ano, na rua Moema Tinoco, e a expectativa é que possa atender cerca de 300 pacientes por dia.

A prefeita Micarla de Sousa fez uma visita ao local, na tarde desta segunda-feira (24), e conferiu a movimentação dos primeiros caminhões e tratores que estão limpando o terreno. Ela lembrou que a instalação da UPA é um sonho antigo, pelo qual sua administração vem lutando desde janeiro, quando a chefe do Executivo esteve pela primeira vez em Brasília.

Além da UPA do Pajuçara, a Prefeitura irá erguer uma unidade 24 horas no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste. Outras três UPAs estão previstas para 2010, sendo uma nas Rocas, zona Leste; outra na Cidade Satélite, zona Sul; e mais uma na zona Norte, desta vez no conjunto Soledade. “É uma satisfação e uma felicidade dar início à construção dessas UPAs”, disse a prefeita.

Micarla de Sousa agradeceu o empenho dos líderes do PMDB, senador Garibaldi Filho e deputado Henrique Alves, na busca pelos recursos federais que irão viabilizar as UPAs. No Pajuçara, serão R$ 2 milhões em verbas da União e uma contrapartida de até R$ 1,5 milhão da Prefeitura, para o complemento das obras, compra de equipamentos e investimentos em pessoal. Enquanto na Cidade da Esperança a estimativa é de repasses federais no total de R$ 2,6 milhões e um complemento de cerca de R$ 2 milhões do Município.

Na zona Oeste, o cálculo é que sejam atendidas 500 pessoas por dia, em uma unidade com 26 leitos e 1.800 m2 de área construída. No Pajuçara serão 18 leitos, dos quais quatro para tratamento semi-intensivo. O coordenador geral do Samu Natal, André Pinto, destacou o importante papel que as UPAs terão na rede básica de saúde de Natal, realizando praticamente todos os atendimentos pré-hospitalares.

“A estrutura física dessas UPAs é de alta qualidade e as condições de trabalho serão muito boas”, enfatizou André Pinto, destacando que até os profissionais receberão um salário diferenciado. O coordenador do Samu explicou também que os locais de instalação das UPAs estão seguindo critérios técnicos e contarão com pelo menos uma unidade do Samu cada.

A secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, enfatizou a importâncias das novas UPAs. A titular da SMS garantiu que nenhuma unidade atual será desativada para o funcionamento do pronto atendimento do Pajuçara. “Apenas, quando a UPA começar a funcionar, iremos redimensionar os serviços existentes”, explicou.
A previsão é que a UPA esteja pronta até o final do ano, pois a estrutura é construída com material pré-moldado. “Concluiremos em dezembro, ou até antes disso”, declarou Ana Tânia.

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana. As UPAs têm consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.