Proporcionar uma economia de até R$ 300 mil por ano. Este é um dos objetivos do convênio firmado nesta segunda-feira (24), às 16h30, entre a Prefeitura do Natal e a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), que pretende reduzir de R$ 35 mil para R$ 3,5 mil reais mensais os investimentos com o consumo de energia elétrica nos semáforos da cidade, que são administrados pela Secretara de Mobilidade Urbana (Semob).

O convênio foi assinado no Palácio Felipe entre a prefeita do Natal Micarla de Sousa, o titular da Semob, Kelps Lima, o diretor presidente da Cosern, José Roberto Bezerra de Medeiros e o superintendente de Operações da Cosern, Walmary Pereira Nunes.

Lâmpadas econômicas

De acordo com o convênio, a Cosern trocará as atuais lâmpadas dos semáforos da cidade por modelos mais baratos e resistentes do tipo ledes, que têm uma vida útil 10 vezes maior que as lâmpadas utilizadas atualmente.

“Com este convênio a Cosern nos mostra como ser eficiente por meio da tecnologia, proporcionando a nossa gestão ser mais eficiente, de acordo com o que já indica a nossa missão. Espero que diversos outros convênios sejam firmados em busca da avanços em diversas áreas ”, ressaltou Micarla de Sousa.

O titular da Semob, Kelps Lima,destacou que esta é mais uma ação da Prefeitura do Natal objetivando melhorias na mobilidade urbana da cidade. O secretário também lembrou que na semana passada esteve na cidade do Rio de Janeiro, apresentando o projeto Via Livre a técnicos do setor de trânsito da prefeitura local. “É gratificante saber que somos referência em mobilidade urbana no Brasil”, ressaltou Kelps Lima.

O secretário da Semob disse ainda que os recursos gerados com a economia de energia usada nos semáforos serão utilizados, por exemplo, em ações de educação para o trânsito. “As lâmpadas trocadas também evitarão acidentes de trânsito”, informou Kelps Lima.

“Nos últimos dez anos já investimos R$ 10 milhões em projetos de eficiência energética. No entanto, este é o primeiro convênio que firmamos com a Prefeitura do Natal. Este trabalho faz parte do programa de responsabilidade social da Cosern, que visa trazer mais economia para nossos consumidores de energia”, explicou o diretor presidente da Cosern, José Roberto Bezerra de Medeiros.

Focos de luz

Natal conta com 2.371 focos de luz em 401 semáforos da cidade, que são compostos por lâmpadas incandescentes de 100 W. Estes serão trocadas pelos conjuntos de ledes com potência total de 10 W por foco, proporcionando uma economia de 90% no consumo de energia dos semáforos. Para a troca das lâmpadas a Cosern investirá R$ 960 mil, com recursos provenientes de um programa nacional de concessionárias de energia elétrica. O diretor-presidente da Cosern informou ainda que a substituição será iniciada no próximo mês de outubro e a conclusão dos trabalhos está prevista para o final do primeiro trimestre do próximo ano.