A Secretaria Municipal de Saúde de Natal por meio do Setor de Estatísticas Vitais, promove em parceria com a UFRN, nesta quarta 26, a partir 8 horas, a Oficina para Inquérito Viva 2009, no Núcleo de Saúde Coletiva- Nesc /UFRN, que fica situado à Rua General Cordeiro de Farias, SN, Petrópolis.

Essa oficina envolverá cerca de 20 profissionais entre coordenadores, supervisores e coletores que irão participar do inquérito de vigilâncias de acidentes e violências no município de Natal.

“O Projeto Viva 2009 é um inquérito de violências e acidentes para descrever o perfil epidemiológico da cidade. As vítimas atendidas em unidades de urgências e emergências, selecionadas segundo aspectos demográficos, tipos de violências e acidentes, circunstâncias, natureza das lesões e evolução do atendimento, permitem traçar o perfil nacional dos acidentes e violências, para propor medidas específicas de vigilância, prevenção e promoção da cultura de paz”, destaca, o chefe do Setor de Estatísticas Vitais/SMS, Célio Aquino.

Este é o terceiro ano de inquérito e a SMS segue as determinações do Ministério da Saúde. O inquérito acontece de 1º a 30 de setembro no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência da cidade, indicado pelo MS.