A Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cultura, promoverá nos dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro o PROSPECTA-2009. O evento irá discutir intensamente o panorama das Artes Visuais no Brasil. Durante o projeto, serão oferecidas oficinas, mesas redondas e ainda mostras de vídeos no auditório da Capitania das Artes.

O projeto pretende debater sobre fotografia, intervenção urbana, vídeo arte e performance. Os interessados em participar e em exibir seus vídeos podem se inscrever gratuitamente até o dia 20 de janeiro no núcleo de Artes Visuais da Funcarte, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Dez profissionais, entre artistas e especialistas em arte, irão refletir sobre as artes visuais no país, bem como produzir um levantamento do que se faz e se pensa em relação ao tema. De São Paulo (SP) foram convidados Daniela Labra, Eduardo Verderame (representando o coletivo Experiência Imersiva Ambiental- EIA) e Flávia Vivacqua. Entre os convidados potiguares, estão José Frota, Civone Medeiros, Henrique José, Jefferson Alves, João Natal (Fundação José Augusto) e um representante da Funcarte, a confirmar.

O edital do PROSPECTA-2009 foi aprovado através da mobilização do grupo Fermentações Visuais. Sânzia Pinheiro, que recentemente assumiu a coordenação do núcleo de Artes Visuais da Capitania das Artes, e Jean Sartief, que também integra o quadro do setor de artes da instituição, são alguns dos idealizadores.

Programação

O PROSPECTA-2009 tem início na terça-feira (20/01), com palestra às 18h proferida pelo paulista Eduardo Verderame. Na quarta-feira (21/01), das 13h às 17h, será ministrada a oficina de performance, fotografia e intervenção urbana; em seguida, durante uma hora, acontece a Mostra de Vídeos e, encerrando o segundo dia, a mesa redonda das 19h às 21h com o tema "Performance", debatido por Civone Medeiros (RN) e Daniela Labra (SP).

Nos dias 22/01 (quinta-feira) e 23/01 (sexta-feira), a oficina e a Mostra de Vídeos continuam. A diferença está nas mesas redondas, cujos temas e participantes mudarão conforme o dia: na quinta-feira, Zé Frota (RN), Jefferson Alves (RN) e Henrique José (RN) conversam sobre "Fotografia", e na sexta-feira é a vez de Flávia Vivacqua, João Natal e um representante da Capitania das Artes, cujo nome ainda será confirmado, abordarem o assunto "Políticas Públicas".

Interessados podem obter informações acessando o sítio www.prospecta2009.blogspot.com