Buscar conhecer melhor a magnitude das violências e dos acidentes no país, que atualmente representam um grave problema de saúde pública. Este foi o tema da Oficina de Inquérito Viva 2009 que ocorreu hoje (26), às 08 horas no Núcleo de Saúde Coletiva – Nesc/UFRN, localizado na Rua General Godeiro de Farias, SN, Petrópolis. A Oficina foi coordenada pela SMS, por meio do setor de Estatísticas Vitais.

Esta iniciativa envolve as três esferas de governo, tendo como objetivo final o desenvolvimento de ações de prevenção de violências e acidentes e de promoção da saúde e cultura de paz. A Viva possibilita conhecer melhor a dimensão dos acidentes em geral, seja de trânsito, de trabalho, doméstico, quedas, queimaduras, afogamentos, intoxicações, como também possibilita identificar a violência doméstica e sexual, que ainda permanece “oculta” na esfera do privado, principalmente os maus tratos contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas.

O objetivo geral da implantação da VIVA é a redução da morbimortalidade por violências e acidentes a partir da implementação de políticas públicas intersetoriais e integradas, na perspectiva de construção de redes de atenção integral e de proteção social às vítimas de violências e da promoção da saúde e de cultura de paz.

Todo o processo, desde o desenvolvimento das fichas de notificação, realização de pré-teste da ficha, construção do aplicativo de entrada de dados em Epi Info, impressão das fichas e realização de capacitações é comandado pelo Ministério da Saúde com o apoio técnico necessário à estruturação desta ação junto às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde (SMS e SESAP).

“Aqui em Natal o projeto Viva tornou-se um projeto de extensão da UFRN. Este ano convidamos alunos dos cursos de Farmácia e Medicina para atuar junto aos profissionais da Secretária Municipal de Saúde no Hospital Walfredo Gurgel, já que é o hospital de referência aqui no estado” explica Ewerton Brito – Sanitarista da SMS e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A oficina envolveu cerca de 20 profissionais entre coordenadores, supervisores e coletores que foram capacitados para participar do inquérito de vigilâncias e violências no município de Natal.

As equipes irão se revezar com plantões de 6 e 12 horas no HWG durante o período de 1º a 30 de setembro. Será uma equipe de três pessoas por turno, cada uma composta por dois entrevistadores e um supervisor. O projeto teve inicio em 2006 e a partir deste ano será realizado a cada dois anos.

“É importante colaborarmos com o projeto porque traz melhorias nas políticas públicas. Podemos saber dados mais concretos sobre os locais onde ocorrem os acidentes e violências, as causas, horários. Tudo isso contribui para que a gente possa tentar reverter a situação” destaca Ewerton Brito.

Participaram da oficina o chefe do setor de Estatisticas Vitais/SMS, Célio Aquino, o sanitarista da SMS – Ewerton Brito e Iraci Almeida – Setor de Vigilância Epidemiológica do Estado.