A Secretaria Municipal de Saúde, preocupada em evitar que o vírus da gripe A se espalha através de locais de intensa movimentação, está preparando, juntamente com o setor de Vigilância Epidemiológica do município, uma série de medidas a serem tomadas pelos alunos e tutores nas escolas municipais de Natal. A Vigilância também está preparando cartilhas contendo informações sobre como evitar a contaminação pelo vírus H1N1, que serão distribuídas nesses locais.

Para os coordenadores das escolas, será enviada uma nota técnica, que esclarece o que se configura surto da gripe de acordo com Protocolo do Ministério da Saúde. Acompanhando essa nota estarão duas fichas a serem preenchidas pelos coordenadores: uma delas deve ser preenchida com comunicação de possíveis surtos de gripe em salas de aula e, na outra, os sintomas apresentados pelos alunos devem estar especificados.

As informações contidas na primeira ficha serão enviadas para a Unidade de Resposta Rápida, que irá analisar as anotações e enviar os resultados para a Vigilância Epidemiológica. O órgão ficará encarregado de investigar as possíveis causas do surto, entrevistando pais e tutores dos alunos que apresentaram os sintomas e funcionários das unidades de saúde para as quais foram enviados.

“A idéia é apertar mesmo, arrochar o cerco ao vírus. As causas desses surtos podem variar muito, os sintomas podem ser apenas de uma doença comum, mas, sendo catalogados, as chances de detectar um foco de gripe A são maiores”, explicou Viviane Albuquerque, chefe do setor de epidemiologia da SMS. A nota técnica está sendo planejada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Medidas de prevenção

Para se precaver de maneiras ainda mais eficientes, é necessário que alunos e tutores evitem: o uso dos bebedouros coletivos na escola, ambientes fechados, compartilhamento de objetos de uso pessoal e atividades que proporcionem aglomerações entre os alunos. É necessária a higienização constante das mãos e deve-se evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas.

Recomendações