Um show de cores, animação, sentimento de equipe e uma grande confraternização resumem o que ocorreu na segunda-feira, 31 de agosto. Data em que a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu no Ginásio Machadinho a grande Festa do Estudante 2009, com direito a banda de forró, DJ e uma Gincana que foi a grande responsável pelo sucesso do evento. Nas palavras da prefeita, Micarla de Sousa, esta foi “a primeira” de mais festas que serão realizadas durante sua gestão para celebrar o dia do Estudante. Foram montadas seis equipes, que representavam as quatro zonas da cidade (as Norte e Oeste tinham duas equipes), as quais eram representadas por valores e cores: sinceridade, azul; responsabilidade, verde; zelo, vermelho; senso de justiça, laranja; respeito, amarelo e cidadania, roxo.

Cerca de 20 escolas dividiram-se entre as equipes e a expectativa era de que estiveram presentes cerca de 2.200 alunos do 5o ao 9 ano do Ensino Fundamental. Com direito a batucada, palmas e gritos de guerra todas as equipes saíram vencedoras. Mas a grande vencedora no quesito torcida organizada ficou para a equipe amarela. Já as demais modalidades ficaram bastante divididas entre as Escolas que participaram.

Independente dos resultados era visível a satisfação das crianças, juntamente com o envolvimento dos gestores e professores, em participar das provas e das apresentações culturais. Um grupo de meninas da Escola Municipal Vera Lúcia Soares, do Parque das Dunas, por exemplo, sob a responsabilidade da professora Karine Lane, era só empolgação antes de entrar no palco. “É a primeira vez que a gente se apresenta assim para tanta gente”, dizia Ranny Heloísa Soares Viana, 9. Enquanto a colega Isabela Paiva, 12, emendava: “Nunca tinha visto uma festa do estudante assim tão grande”. De acordo com a professora de Educação Física, Karine, a apresentação “São João do Gonzagão” fez parte das atividades dos festejos juninos desse ano e tem como proposta mostrar que o conceito de dança também está relacionado à educaçã, bem como também pretende “enriquecer a experiência estética das alunas e também de quem assiste”. “À medida em que elas vêm para cá e se apresentam, assim como também trocam experiências, é uma forma de elas criarem novas possibilidades de desenvolvimento da sua formação não só na escola, como também na vida”, completou a professora.

“Emoção é ver essas bicicletas”, resumia o pequeno Aleph Eliel da Silva, 11, da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, ao se referir à festa. É que alguns dos brindes para os vencedores das provas eram simplesmente, bicicletas, além de celulares e outros presentes. Ele, mais alguns colegas como Tiago Souto de Lima, 11, Israel de Oliveira Silva, 10, e Everton Lucas Silva, 10, eram só ansiedade para apresentar o show que era um misto de Boi de Reis, apresentação musical e de poesia, da disciplina de Artes da sua Escola.

Vencedores

Realizada com uma dinâmica que não deixava a peteca cair, a Festa do Estudante da Prefeitura de Natal intercalava apresentações culturais – as quais algumas faziam parte das provas da Gincana – e outras modalidades. Logo na estréia das provas, na Soletração, ocorreu um empate entre duas equipes: Maxswelly Nascimento Lima, 12, 8o ano, foi a vencedora da equipe Laranja e, da equipe amarela, a vencedora foi Josimara da Silva Marcolino, 12. A primeira veio da Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, em Cidade Nova, disse que ficou surpresa com o fato de ter ganho, sua matéria preferida é matemática e, além de ter ficado muito contente com a bicicleta que ganhou, ela agradeceu às “autoridades presentes” pelo fato de “se preocuparem com a educação dos alunos de Natal”. Já Josimara, da Escola Municipal Terezinha Paulino, admitiu que gosta mais de português e que estava “muito contente” com a bicicleta.

No quesito “Musa da Escola”, a grande vencedora foi a estudante do 9o ano, Beatriz Raíla, da Escola Municipal Amadeu Araújo. A melhor apresentação de imitação de Michael Jackson, ficou para Geovani Ferreira Guerra, 13, 7o ano, da Escola Municipal Terezinha Paulino. Além de dar um show de dança, Geovani foi legitimamente fantasiado de Michael Jackson, com direito a peruca, jaqueta brilhosa e luva branca na mão direita e, simplesmente, “roubou” a cena e a atenção dos jurados.

A melhor frase sobre a Copa 2014, outra modalidade da Gincana, ficou para a Escola Municipal Irmã Arcângela, e que dizia: “Brasil, a taça é nossa! Natal te espera para eletrizar na Copa”, elaborada pela aluna Mariana Soares, do 7o A. A equipe vencedora da melhor pintura sobre o Meio Ambiente, foi a vermelha, e foi criada por alunos da Escola Municipal Francisca de Oliveira, do Pajuçara.

Para a coordenadora geral de Administração e Finanças, da SME, Adriana Trindade, a festa do estudante foi um sucesso porque manteve o espírito de celebração, com alegria muito mais em participar das provas, do que propriamente de competição. “Ver a satisfação das crianças desde a hora em que saíram da Escola para vir para cá até a hora em que elas retornam é muito gratificante para o nosso trabalho”, resumiu a coordenadora.

Apresentações

A prefeita Micarla de Sousa prestigiou o evento e garantiu que essa foi apenas a primeira edição da festa. A chefe do Executivo municipal foi saudada pelas torcidas de todo o estádio, conversou com as crianças e elogiou a organização das equipes, cada uma concentrada em uma das áreas da arquibancada, separadas por cores.

Micarla de Sousa acompanhou o desfile das musas e fez a entrega da premiação, uma bicicleta, à vencedora: Beatriz Raíla, de 14 anos, da Escola Municipal Amadeu Araújo, da zona Norte. A prefeita ainda assistiu à apresentação dos “imitadores de Michael Jackson”, prova ganha por Giovane Ferreira, 13, da Escola Terezinha Paulino, do Parque dos Coqueiros.

A festa contou também com show da banda Lengotengo do Forró e apresentação de DJ. As disputas se iniciaram por volta das 15h e reuniram 20 escolas municipais, que se dividiram por regiões da cidade. Além de bicicletas, foram entregues brindes como brinquedos e kits escolares.

Cada região da cidade foi representada por pelo menos uma equipe. As equipes Respeito (cor amarela) e Zelo (vermelha) vieram da zona Norte; a Senso de Justiça (laranja) e a Cidadania (roxa) representaram a zona Oeste; a Sinceridade (azul) defendeu as escolas da zona Sul; enquanto a equipe Responsabilidade (verde) foi formada por alunos da zona Leste.

Além da escolha da musa e do imitador de Michael Jackson, ocorreram disputas de soletração, corrida de saco, poema da cidade de Natal, frase sobre a Copa 2014, apresentação cultural, pintura sobre o Meio Ambiente, revelação musical, arremesso de bolas de basquete, concurso de paródia e da torcida mais animada.
O evento não foi realizado anteriormente, pois a Secretaria Municipal de Educação aguardava pela oportunidade para utilizar o ginásio e por conta das programações de cada escola durante o Dia do Estudante, em 11 de agosto.