A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), entrega a partir das 15 horas desta sexta-feira (11), camisetas aos mais de 2 mil participantes do Projovem Adolescente. A solenidade com a participação da prefeita Micarla de Sousa, acontecerá no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A Prefeitura investiu desde o começo deste ano na melhoria e ampliação do Projovem. Enquanto no ano passado eram apenas 17 coletivos com quase 400 participantes, atualmente o número é de 2050 jovens no programa, envolvidos em 82 coletivos e distribuídos em 10 núcleos.

Além das novas instalações, novos móveis foram comprados, como cadeiras, mesas, e ainda equipamentos como televisão, DVD, e utensílios para cozinha. Outra melhoria implementada pela Prefeitura que diminuiu a evasão dos adolescentes foi a distribuição de lanche durante o período em que estes ficam nos núcleos.

A falta de condições de transporte era outro fator que contribuía para a falta de interesse dos participantes. Ninguém recebia vale transporte ou qualquer tipo de benefício nesse sentido. Agora, aqueles que moram em locais distantes do coletivo recebem o “vale mais” e, para realização de atividades além dos núcleos, o “natal card” facilita o deslocamento sem comprometer a renda familiar do jovem.

Melhorias

Todas essas melhorias voltadas para o jovem natalense somam investimento mensal para a Prefeitura em cerca de 35 mil reais, com pagamentos com aluguel, profissionais, vale transporte, água, luz, entre outras despesas de manutenção dos núcleos. São 420 mil reais por ano, investidos para que os jovens cidadãos natalenses possam ter um presente saudável e um futuro de oportunidades.

“Quando assumimos percebemos logo a urgência em investir em um Programa de tanta importância, por isso dobramos o número de casas alugadas e devolvemos os espaços impróprios que eram cedidos”, explica a secretária de Municipal Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa.

A gestora da Semtas adianta ainda que para esse segundo semestre mais um núcleo será inaugurado no bairro de Pajuçara. "Estamos investindo nos nossos adolescentes. As camisetas fazem parte do processo de inclusão, eles se sentem valorizados e orgulhosos em fazer parte do Programa”, finaliza a secretária.

O Projovem Adolescente é um programa de ação continuada do Governo Federal que atende, com atividades sócio-educativas, esportivas e de orientação profissional, adolescentes de 15 a 17 anos oriundos de famílias carentes. Com duração de dois anos, tem por objetivo a redução dos índices de violência, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, além de promover o aumento do nível de escolaridade e a formação profissional.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Programa ProJovem Adolescente

Descrição / Objetivo

MISSÃO DA SEMTAS

Realizar serviços e desenvolver atividades de qualidade, na área da assistência social a fim de integrar ou (re) integrar socialmente cidadãos (ãs) de qualquer faixa etária e condições de vida.

Constitui-se em um serviço socioeducativo de convívio de assistência social que objetiva complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Desenvolve ações de qualificação social e profissional; de desenvolvimento de habilidades e aptidões; de valorização da participação social dos jovens; de ampliação das referências e oportunidades de acesso à cultura; de promoção à saúde; de acesso às atividades esportivas; de acesso à tecnologia digital, dentre outros.

Público-Alvo

Destina-se aos adolescentes de 15 a 17 anos priorizando aqueles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), egressos ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

ProJovem Adolescente

Endereço do Programa: Av. Bernardo Vieira, 2180. Bairro: Dix-Sept Rosado – Sede da SEMTAS

Telefone da Coordenação:
(84) 3232-9293/9300

Coletivos

Nome da Unidade CRAS Guarapes (2 Coletivos)
Endereço; Rua Novo Guarapes, s/n - Guarapes
Telefone (84) 3232-8377 -8872-5333

1 -CRAS Guarapes (2 Coletivos)
Rua Novo Guarapes, s/n - Guarapes

2 -Cozinha Solidária (1 Coletivo)