Os professores e educadores que fazem parte da Secretaria Municipal de Educação (SME) podem se inscrever no Prêmio Professores do Brasil( http://portal.mec.gov.br/premioprofessoresdobrasil) até o final desse mês. Em sua 4ª edição, serão contemplados professores de todas as etapas da educação básica da rede pública, divididas nas quatro categorias: a) educação infantil; b) séries/anos iniciais do ensino fundamental; c) séries/anos finais do ensino fundamental e d) ensino médio.

O foco da premiação são experiências pedagógicas que, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, à luz das diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Cada candidato só poderá concorrer com uma experiência em uma das categorias. Em caso de mais de um autor, apenas um receberá a premiação, devendo este ser indicado no formulário de inscrição como autor principal.

Premiação
De acordo com o Artigo 17 do Regulamento do Prêmio Professores do Brasil, as experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 5 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras. No Artigo seguinte, fica estabelecido que as escolas envolvidas terão aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de R$ 2 mil.

O formulário de inscrição é encontrado no hotsite acima citado, no qual contém um manual passo a passo, que começa com a identificação do professor e da escola e informações sobre a formação acadêmica. Em seguida, o professor inclui dados sobre a prática pedagógica que vai relatar. Depois de inscrito o projeto, o professor envia, pelos Correios, a comprovação da experiência, com fotos, vídeos e ilustrações.

O prêmio Professores do Brasil é realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). As fundações Bunge e SM e os institutos Pró-Livro e Votorantim são os patrocinadores.